Lula crava alguns benefícios incríveis aos idosos
Muita gente não sabe, mas idosos acima de 65 anos tem uma série de benefícios. Porém, determinados grupos podem ganhar um presente de R$ 246 reais, além de isenção colossal em farmácias e até 2 gratuidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A acessibilidade e a mobilidade são direitos essenciais, especialmente para os idosos, que muitas vezes enfrentam barreiras extras em seu dia a dia.
SAIBA MAIS! Fim do imposto de renda, luz, IPTU e remédio: Idosos 60+ comemoram mais de 8 benefícios INCRÍVEIS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, o Governo Lula reconhece a importância de apoiar essa faixa etária e oferece benefícios importantes para melhorar sua qualidade de vida e independência.
Um desses benefícios é a facilitação do acesso ao transporte interestadual a preços menores ou mesmo gratuitos de acordo com informações do portal CadÚnico Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através da Carteira da Pessoa Idosa, é possível conseguir até 2 vagas gratuitas em cada ônibus de transporte interestadual.
A boa notícia é que, caso essas vagas já estejam ocupadas, é possível conseguir um desconto de 50% no valor das passagens.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vai doer no bolso: Sabesp anuncia fim no desconto na conta de água e comunicado cai como bomba em SP
● A Enel esconde de você: 7 dicas infalíveis ainda em 2024 para baixar a conta de luz em até 85%
● Enel ciente: Eletrodoméstico que todo mundo usa causa rombo na conta de luz e supera ar condicionado
Este benefício representa uma economia colossal, facilitando viagens entre estados, como de São Paulo ao Rio de Janeiro, por exemplo, cujo valor pode ser um agravante para muitos, podendo custar em média R$ 246 reais em média.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É A OUTRA ISENÇÃO COLOSSAL?
Os idosos a partir dos 60 anos podem garantir algumas gratuidades e fazer com que os ônibus, metrô e mais possam sair de forma totalmente gratuita.
Desde janeiro de 2023, o governador Tarcísio de Freitas publicou um decreto que retoma o transporte público gratuito para idosos entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.
Para requerer o Bilhete Único da Pessoa Idosa e ter acessos aos benefícios, é necessário um processo específico de acordo com cada Estado da Federação.
Em São Paulo, por exemplo, idosos com 65 anos ou mais já têm este direito. Para solicitá-lo, deve-se realizar um cadastro no site da SPTrans, fornecendo RG, CPF, comprovante de residência e uma foto atual.
Segundo o próprio portal da SPTrans, Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.
No sistema metroferroviário, o transporte público para idosos é por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único.
Além dos trens e do metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
QUAIS SÃO AS OUTRAS 2 GRATUIDADES DISPONÍVEIS PARA OS IDOSOS?
O Instituto Nacional do Seguro Social oferece a carteirinha Meu INSS+, que é um verdadeiro passaporte para descontos e benefícios incríveis que muitos ainda não conhecem.
Com a capacidade de emissão por mais de 30 milhões de pessoas, a carteirinha Meu INSS+ não apenas serve como documento de identificação, mas abre portas para um mundo de vantagens.
De acordo com informações do portal Pronatec, os benefícios vão de desconto em cinemas, vouchers de desconto em compras, consultas em telemedicina, benefícios para pets, além de acesso a aplicativos de academia e meditação.
Dependendo do banco que o aposentado recebe o seu benefício, também é possível conseguir cashback em compra.
Agora uma das principais gratuidades é o desconto em farmácias e/ou até isenção, ou seja, a aquisição dos remédios gratuitamente.
Ocorre que cabe ao Governo Federal, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, fornecer gratuitamente medicamentos, especialmente, os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
Além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular, que garante medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto.
Nesse programa, os medicamentos gratuitos são para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais, além de remédios subsidiados para outras seis doenças, com o Ministério da Saúde cobrindo até 90% do custo.
QUAL IDADE É CONSIDERADA UMA PESSOA IDOSA?
De acordo com o portal do Governo Federal, o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) – define que a pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos. A Lei garante direitos a essas pessoas, onde citamos 5 deles acima.