Inspeção sanitária da Anvisa identificou falhas que podem impactar a qualidade e a segurança do produto final; Itens são recolhidos
Após inspeção sanitária que identificou “falhas graves” na fábrica da cidade de Marataízes, no Espírito Santo, a agência determinou ainda o recolhimento de todos os mais de 120 itens vendidos pela empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em março deste ano, por meio da Resolução RE 1.344. A empresa Labornatus, é conhecida pela venda de suplementos alimentares, chás, shakes e outros alimentos semelhantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, segundo a Anvisa, a decisão é preventiva e foi adotada depois de uma inspeção sanitária realizada em conjunto com o Núcleo Especial de Vigilância Sanitária do Espírito Santo e com a Vigilância Sanitária Municipal de Marataízes.
Na fiscalização, foram identificadas “falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à documentação, estrutura física, higiene do estabelecimento e dos trabalhadores, controle de pragas, controle de potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas e do produto final, Programa de Controle de Alergênicos, entre outros”, segundo nota da agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como identificar os produtos da Labornatus?
No entanto, a Anvisa orienta que a empresa possui produtos da marca própria, que podem ser identificados pelo logotipo da Lobornatus na parte principal do rótulo. Porém, destaca que ela também fabrica itens para outras empresas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, em relação a esses produtos, também alvo da suspensão, é possível realizar a identificação por meio dos dados da fabricante. Além disso, a Lobornatus, que também devem aparecer no rótulo. Por fim, são eles a razão social, o CNPJ e o endereço completo, que aparecem como no exemplo abaixo:
Fabricado por: LB NATUS INDUSTRIA E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA ou LABORNATUS DO BRASIL, CNPJ 34.882.599/0001-56. Rua Vitória, nº 12, Ilmenita, Marataízes/ES.