Relembre caso que marcou o Brasil e o jornalismo do canal carioca
Já faz 14 anos do dia em que o país inteiro parou por causa de uma tragédia, que até hoje é lembrada como uma das mais marcantes da história. Na Globo, William Bonner foi encarregado de dar a notícia do acidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um avião da TAM, com 187 passageiros, atravessou a Avenida Washington Luís, em São Paulo, matando todos que estavam a bordo. Outras 12 pessoas, que estavam na rua, também morreram. Imediatamente, a emissora entrou com um plantão ao vivo.
+ Marjorie Estiano expõe gravidez aos 40 anos, se afasta da Globo e desmorona com anúncio: “Uma decisão”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, os Jogos Olímpicos estavam sendo exibidos na Globo, quando precisaram ser cortados pelo jornalismo. Fernando Rocha foi responsável por dar as informações para William Bonner e Fátima Bernardes, que estavam na bancada do Jornal Nacional.
“As chamas são muito altas e o trânsito está completamente congestionado”, disse o repórter.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
William Bonner teve que sair da Globo
No dia seguinte, o apresentador do Jornal Nacional foi colocado em cima de um prédio próximo ao local da tragédia para trazer informações em tempo real. Enquanto isso, Fátima Bernardes ficou na bancada do noticiário, recebendo as notícias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornalismo do grupo foi o primeiro a informar o público sobre o que havia acontecido. Foram apenas 20 minutos para uma matéria estar no ar. Por causa disso, uma enorme dinâmica interna foi montada, além do verdadeiro caos e desespero que tomou conta dos estúdios.