ATENÇÃO!
Urgente, nesta segunda (3): Paralisação e greve geral de ônibus acabam de ser anunciadas em SP
03/06/2024 às 18h43
Presidente do sindicato se pronunciou sobre decisão e explicou situação da categoria
Nesta segunda-feira, dia 3, os trabalhadores das empresas de ônibus de São Paulo anunciaram que farão uma greve. Uma assembleia aconteceu em frente à sede da prefeitura, no Centro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de 60 mil motoristas, cobradores e mecânicos estão envolvidos na paralisação. O ato foi marcado para a próxima sexta, 7 de junho, alegando “impasse sobre questões econômicas”.
Segundo a Folha de S. Paulo, a greve é resultado da dificuldade de negociações entre os representantes dos profissionais e as dez empresas que comandam o serviço. O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano se pronunciou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Edvaldo Santiago da Silva, presidente da entidade, se houver determinação judicial sobre a circulação parcial da frota, a ordem será atendida. “Não estamos contra o Judiciário, mas queremos que entendam a situação da nossa categoria”, ressaltou ao jornal.
Essa decisão foi tomada com mais de 72 horas de antecedência, atendendo ao prazo de exigência legal. Se a greve for confirmada, os ônibus permanecerão nas 38 garagens de São Paulo na data mencionada. Até lá, pode ser que aconteçam outros desdobramentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a Folha, a entidade pede reajuste de 3,69% pelo IPCA (inflação social), mais 5% de aumento real e reposição das perdas salariais na pandemia na ordem de 2,46%, baseados no índice calculado pelo Dieese. A proposta já foi enviada.
Qual o valor da passagem de ônibus de SP?
Desde o ano passado, segundo a Prefeitura de São Paulo, o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, foi fixado em R$ 4,40. Já no Metrô, a passagem subiu para R$ 5.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova linha de metrô é exigida a Eduardo Paes no RJ pra salvar cariocas a partir de 2025
● Proibições no Metrô e no Bilhete Único: Eduardo Paes crava 2 viradas no transporte do RJ em 2025
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]