confira detalhes

Urgente, está marcada: Nova greve GERAL do metrô, CPTM e até SABESP acaba de ter anúncio emitido e data

17/11/2023 às 10h07

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Nova greve GERAL do metrô, CPTM e até SABESP acaba de ter anúncio - Montagem: TVFOCO

Todos precisam saber detalhes sobre a nova paralisação das empresas, que já tem data marcada

E mais uma notícia envolvendo o Metrô de São Paulo, CPTM e até SABESP, acaba de pegar muita gente de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, simplesmente, uma nova greve geral do metrô, CPTM e até SABESP acaba de ter anúncio emitido e data. Vamos conferir?

Bom, de acordo com informações do portal Brasil de Fato, a população de SP se manifestou majoritariamente contra as propostas de privatização de serviços públicos do governador bolsonarista Tarcisio de Freitas (Republicanos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, todos precisam saber que o plebiscito popular organizado por sindicatos e movimentos populares sobre o tema terminou com 97% dos votos contra a entrega dos trens de passageiros, do metrô e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Segundo os organizadores, o plebiscito teve cerca de 897 mil votos.

O que está acontecendo no metrô de São Paulo?

Bom, para quem não está por dentro dessa situação, o plebiscito popular faz parte de uma campanha de mobilização das representações de trabalhadores da Sabesp, do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, ambas as empresas, no último dia 3 de outubro, fizeram uma greve conjunta contra os projetos de entrega dos serviços públicos à iniciativa privada. Sendo assim, todos precisam saber que uma nova paralisação, com adesão outras categorias, está marcada para o próximo dia 28.

“A gente tem um governo que odeia o serviço público, que odeia o servidor público, que quer transformar a Sabesp numa nova Enel”, disse o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL), em referência à crise de abastecimento de energia em São Paulo nas últimas semanas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A iniciativa privada não é capaz de atender o interesse público. Se a empresa privada tiver que escolher entre aumentar o valor da conta ou oferecer um serviço de melhor qualidade, ela vai escolher sua lucratividade. E a conta vai ser cobrada da população”, complementou o deputado.

“Eles querem privatizar a Sabesp pois não gostam do povo, não gostam de pobre, não gostam de trabalhador”, disse Vívia Martins, integrante da direção da CUT-SP. “Toda e qualquer manifestação contra essa privatização, nós estaremos juntos nessa luta. É inadmissível privatizar a água, que é um bem de todos e todas”, completou.

“Os problemas, em geral, são os mesmos. Aumenta a tarifa, os serviços pioram, os investimentos não são realizados, o poder público perde o controle social. A gente tem um histórico de perda de qualidade e de perdas no mundo no processo de privatização”, rebateu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), José Faggian.

 

metro

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.