Bolsa Família terá corte para algumas pessoas
O Bolsa Família, sem sombra de dúvidas, é um dos programas mais importantes do Governo Federal e tem como finalidade promover acesso aos direitos sociais básicos e romper com o ciclo intergeracional da pobreza. Todos os meses é feito uma avaliação detalhada de quem recebe o benefício.
O objetivo é fiscalizar para garantir que somente as pessoas que realmente precisam recebam o benefício. Nesse sentido, podemos mencionar uma grande novidade relacionada ao Bolsa Família. Muitos beneficiários serão surpreendidos no pagamento ao receberam somente metade do valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que essas famílias estão na Regra de Proteção do programa social. Essa regra, conforme informações do portal Seu Crédito Digital, foi implementada em julho deste ano pelo Governo Federal para dar maior estabilidade financeira e autonomia aos beneficiários que arrumaram um emprego.
A Regra de Proteção prevê que as famílias beneficiárias do Bolsa Família que tiverem aumento na renda acima do permitido pelas regras do Bolsa Família (R$ 218,00 por pessoa), devido à obtenção de um emprego ou por meio do empreendedorismo, não serão retiradas do programa imediatamente.
Se enquadram na Regra de Proteção somente as famílias com renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 660,00) por pessoa, não incluindo nesse cálculo o valor recebido do programa. Assim, durante dois anos, esses beneficiários irão receber 50% do valor a que teria direito se não estivesse nessa condição.
O que fazer se a condição mudar?
Vale lembrar que terminado o período de dois anos, se a família tiver redução na renda, ela entra no Retorno Garantido. Podendo ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para atualizar as informações de renda e solicitar o retorno integral ao programa do governo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE