A fusão bilionária da Drograria SP para vingar a Drogasil se tornando dona de rival
Drogaria SP dá a volta por cima da Drogasil após fusão bilionária surpreendente e se torna dona de rival e faz com que o mercado farmacêutico fique mais competitivo entre as farmácias concorrentes.
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Em 2011, a Drogasil firmou um acordo associação com a Droga Raia e passou a se chamar de Raia Drogasil, companhia que contempla a totalidade dos acionistas das duas empresas.
Na época, a capital da empresa que era listada no Novo Mercado da Bovespa, ficou nas mãos da Drogasil, na proporção de 57%, e os restantes 43% ficarão com os acionistas da Droga Raia (43%).
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“Com R$ 4,1 bilhões de receita bruta, R$ 224 milhões de Ebtida nos 12 meses encerrados em 31 de março de 2011 e uma rede com mais de 700 drogarias em nove estados, que representam 78% do mercado farmacêutico brasileiro, a Raia Drogasil surge como sétimo maior grupo varejista do País e líder absoluta do varejo farmacêutico brasileiro, com uma participação combinada de mercado de 8,3%”, disse o comunicado
No entanto, para manter a disputa acirrada no mundo das farmácias, a Drogaria São Paulo também decidiu fazer uma fusão bilionária, e se juntou a Pacheco, que afirmaram dobrar seu ritmo de aberturas em 2023. A rede com 1.440 lojas projetou abrir 130 lojas neste ano.
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Desse modo, a companhia fechou o ano de 2022 com um faturamento bilionário de mais de R$13 bilhões, em comparação aos R$12 bi de 2021, quando a empresa fez um EBITDA de R$500 milhões, de acordo com o portal Brazil Journal.
A expansão mais acelerada vem num momento em que a DPSP passa por uma retomada forte das vendas, depois de sofrer mais que o mercado durante a pandemia, o que se refletiu num crescimento inferior ao do setor. Entretanto, a empresa parece ter se reerguido e manteve sua turbinada.
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No quesito número de pontos de venda, a Raia Drogasil continua em primeiro lugar e a Pague Menos assumiu a vice-liderança, favorecida pela aquisição da Extrafarma. A DPSP figura na terceira colocação. E esses três players acabam de ganhar uma “sócia” no clube das redes com mil PDVs.
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