Há 16 anos, Globo lançava O Beijo do Vampiro, trama que “sofreu”, mas marcou época

Tarcisio Meira e Claudia Raia em O Beijo do Vampiro em 2002 na Globo

Tarcisio Meira e Claudia Raia em O Beijo do Vampiro em 2002 na Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarcisio Meira e Claudia Raia em O Beijo do Vampiro em 2002 na Globo!

De um lado eu via Tarcísio Meira com dentes de vampiro, e também a Cláudia Raia. De outro eu observava Glória Menezes com o cabelo branquinho. E tinha ainda uma casal sempre gentil com todos, Julia Lemmertz e Alexandre Borges. Nesse dia, mais um de gravação no estúdio, eu percebi como os sonhos são possíveis. Eu era Assistente de Estúdio, em treinamento, ainda cursava a universidade, e estava ali dentro dos Estúdios Globo, a fábrica de sonhos, participando de mais uma novela de sucesso da TV Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Era 26 de Agosto de 2002 quando Beijo do Vampiro estreou as 19 horas na TV Globo. A trama contava a história de Lívia ( vivida por Flávia Alessandra) que na verdade era a reencarnação da Princesa Cecília, a eterna paixão do vampiro Bóris (Tarcísio Meira). A novela é uma história entre o bem o mal, com muitas cenas de aventura e efeitos especiais.

Escrita por Antonio Calmon, mesmo autor de Vamp, muitas gente pensou que poderia ser uma continuação da trama de 1992. Mas não era. Inclusive o sucesso não foi o mesmo, o ibope de O Beijo do Vampiro ficou abaixo do esperado pela emissora. Antônio Calmon buscou inspiração no livro Drácula, escrito por Bram Stoker em 1897, além das comédias cinematográficas A Dança dos Vampiros e Drácula: Morto, mas Feliz, de 1967 e 1995.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Sem programa na Globo, Angélica aparece ao vivo no Faustão e público pede sua volta

As primeiras cenas da novela foram gravadas no Castelo Almourol, patrimônio pertencente ao Exército Português, situado na cidade Vila Nova da Barquinha, a 150 km de Lisboa, em Portugal. A vampira Mina inicialmente iria ser interpretada por Christiane Torloni, que acabou aceitando o convite de Manoel Carlos para sua próxima novela, Mulheres Apaixonadas. Cláudia Raia, mesmo grávida de dois meses, ficou com o papel, pois sua personagem também engravidava. A atriz saiu da trama para dar a luz a sua filha Sophia, e retornou no final da novela.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarcisio Meira em O Beijo do Vampiro na Globo (Foto reprodução)

Flávia Alessandra quase recusou o papel, já que na época era casada com o diretor da novela, o saudoso, Marcos Paulo. Foi a primeira novela na Globo de Kayky Brito, então com 14 anos, que viveu Zeca, um papel de destaque na história.

O Beijo do Vampiro foi premiada com o Troféu Imprensa de melhor novela de 2002. Tarcísio Meira ganhou como melhor ator pelo personagem Bóris. Aproveitando a repercussão entre o público infanto-juvenil a TV Globo lançou na época da novela um jogo de videogame, um álbum de figurinhas com 174 imagens colecionáveis, e um portal exclusivo – vampiromania.com – que contava com histórias em quadrinhos online e jogos inspirados na novela.

Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.

Por Alex Sampaio / Siga nas redes sociais clicando aqui. 

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram

Sair da versão mobile