Paullo Betti estrelava novelão há 22 anos na Globo
O que você faria se só te restasse um dia? Essa pergunta movimentou o horário nobre da TV Globo em 1996. E só parou de mexer com a cabeça do telespectador no dia 15 de junho daquele ano, quando foi exibido o último capítulo de o Fim do Mundo. A menor novela das nove da história da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na verdade o Fim do Mundo, era para ser uma minissérie, mas acabou como um tapa buraco no horário mais nobre da emissora. O texto de Dias Gomes, a última novela dele por sinal, surgiu no momento em que a emissora enfrentava problemas de planejamento entre Explode Coração e O Rei do Gado. Por isso foi preciso transformar o Fim do Mundo, no que a TV Globo chamou na época de Super Novela de 35 capítulos.
A trama girava em torno da previsão de que o fim do mundo estava chegando. A vida calma de Tabacópolis muda quando um paranormal prevê o fim do mundo em três meses e deixa a cidade em polvorosa. A partir disso, vários acontecimentos estranhos começam a acontecer: nasce um bezerro com duas cabeças; sinos tocam mesmo a igreja local não tendo o instrumento; um homem morde um cachorro; a terra começa a tremer e uma chuva de excremento cai sobre a cidade. No meio do caos, o manicômio solta os loucos, a cadeia liberta os presos, e alguns personagens aproveitam para realizar suas fantasias mais obscuras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Há 23 anos, SBT finalizava novela repleta de atores globais com entrada de vilã no meio
Entre os destaques da trama o paranormal Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti) que fez a previsão assustadora. Tião Socó, vivido por José Wilker, e a linda Gardênia, papel de Bruna Lombardi. No último capítulo, a profecia de Joãozinho da Dagmar se concretiza e o céu se fecha, e uma chuva de meteorito atinge a cidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as curiosidades da novela estão as cenas do fim do mundo. Para realiza-las, como os computadores ainda não eram tão avançados, foram construídas maquetes dez vezes menores do que a cidade cenográfica original. A equipe de computação gráfica e de efeitos especiais montou uma produção paralela a da obra, criou animais e objetos em três plataformas de computadores. Algumas cenas foram gravadas com grua, dando uma visão diferente de cada cena.
Os atores Patrícia França e Mauricio Mattar cantavam os temas de seus personagens. José Wilker era a capa do único álbum da novela, e a obra terminou com uma homenagem ao câmera-man Custódio Ferreira, o Negão, que morreu em um acidente de carro, após gravar as últimas cenas da novela em uma locação em Vassouras.
O Fim do Mundo foi exibida de maneira compacta entre agosto e setembro de 2000, durante as eleições no Distrito Federal. Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 18 de dezembro de 2017 a 26 de janeiro de 2018, também como um tapa buraco para evitar estreias nas festas de final de ano. Apesar de seu poucos capítulos, a novela nunca foi lançada em DVD.
Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.