Há 23 anos, SBT finalizava novela repleta de atores da Globo com entrada de vilã no meio

08/07/2018 às 16h33

Por: Aaron Tura
Imagem PreCarregada
SBT lançava As Pupias do Senhor Reitor com elenco global (Foto reprodução)
SBT lançava As Pupias do Senhor Reitor com elenco global (Foto reprodução)

SBT lançava As Pupilas do Senhor Reitor com elenco global (Foto reprodução)

Há 23 anos, SBT lançava novela repleta de globais! 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um elenco global. Nomes de peso, como Juca de Oliveira, Débora Bloch, Eduardo Moscovis, Ana Lúcia Torre e muitos outros. Mas não estamos falando da TV Globo, era 8 de Julho de 1995, quando o SBT exibia o último capítulo de As Pupilas do Senhor Reitor. A trama fez parte de uma época de ouro da teledramaturgia do canal.

Dirigida por Nilton Travesso, a novela ocupou a faixa de Éramos Seis, umas das produções mais bem sucedidas do SBT, e lembrada até hoje pelos telespectadores. Escrita por Lauro César Muniz, As Pupilas do Senhor Reitor é uma adaptação do romance homônimo de Júlio Dinis, na verdade uma segunda adaptação, a primeira foi exibida em 1970 pela Record TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novela conta história de Póvoa do Varzim, região do Minho em Portugal e os conflitos dos moradores locais. Após a morte do pai, Margarida (Guida), a personagem da Déborah Bloch, vai viver com sua meia-irmã Clara (Luciana Braga), filha de sua madrasta. A madrasta morre e a educação das meninas fica na responsabilidade do Padre Antônio, o Senhor Reitor (Juca de Oliveira). O destaque ficou por conta das três beatas fofoqueiras interpretadas por Ana Lúcia Torre, Cláudia Mello e Míriam Mehler. E também Cláudio Fontana, que viveu Manoel do Alpendre, que lhe rendeu, inclusive, a última cena, a que finalizou a novela.

+ Há 18 anos, Globo corria contra o tempo e lançava novela no “susto” para esconder sua falta de planejamento

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vontade do SBT de emplacar As Pupilas do Senhor Reitor era tão grande, que o canal, passou a apresentar a novela em dois horários no mesmo dia, às 19h45 e às 21h40. Foram 186 capítulos. A repercussão na mídia foi interessante e a novela fechou com 11 pontos de média geral no Ibope da Grande São Paulo. Entre 11 a 15 de dezembro de 2006, o SBT fez uma reexibição relâmpago, mas a baixa audiência fez a primeira reprise ser cancelada e foi dada uma explicação de problemas com direitos autorais das músicas. Um tempo depois, o SBT reprisou a trama de 7 de maio a 3 de agosto de 2007, compactada em 65 capítulos.

Entre as curiosidades estão a entrada a atriz Joanna Fomm, no meio da trama, dando vida a vilã Eugênia Carlota, na tentativa de movimentar a história. A personagem conquistou o público com suas maldades. O Tema de abertura “Canção do Mar” , na voz da cantora portuguesa Dulce Pontes virou sucesso nacional e marca registrada de As Pupilas do Senhor Reitor. E foi a primeira e única novela de Eduardo Moscovis e Débora Bloch fora da Globo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.

Por Alex Sampaio / Siga nas redes sociais clicando aqui. 

faustão
Fausto Silva
fez história
SBT

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.