Há 23 anos, SBT lançava novela repleta de globais!
Um elenco global. Nomes de peso, como Juca de Oliveira, Débora Bloch, Eduardo Moscovis, Ana Lúcia Torre e muitos outros. Mas não estamos falando da TV Globo, era 8 de Julho de 1995, quando o SBT exibia o último capítulo de As Pupilas do Senhor Reitor. A trama fez parte de uma época de ouro da teledramaturgia do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dirigida por Nilton Travesso, a novela ocupou a faixa de Éramos Seis, umas das produções mais bem sucedidas do SBT, e lembrada até hoje pelos telespectadores. Escrita por Lauro César Muniz, As Pupilas do Senhor Reitor é uma adaptação do romance homônimo de Júlio Dinis, na verdade uma segunda adaptação, a primeira foi exibida em 1970 pela Record TV.
A novela conta história de Póvoa do Varzim, região do Minho em Portugal e os conflitos dos moradores locais. Após a morte do pai, Margarida (Guida), a personagem da Déborah Bloch, vai viver com sua meia-irmã Clara (Luciana Braga), filha de sua madrasta. A madrasta morre e a educação das meninas fica na responsabilidade do Padre Antônio, o Senhor Reitor (Juca de Oliveira). O destaque ficou por conta das três beatas fofoqueiras interpretadas por Ana Lúcia Torre, Cláudia Mello e Míriam Mehler. E também Cláudio Fontana, que viveu Manoel do Alpendre, que lhe rendeu, inclusive, a última cena, a que finalizou a novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Vontade do SBT de emplacar As Pupilas do Senhor Reitor era tão grande, que o canal, passou a apresentar a novela em dois horários no mesmo dia, às 19h45 e às 21h40. Foram 186 capítulos. A repercussão na mídia foi interessante e a novela fechou com 11 pontos de média geral no Ibope da Grande São Paulo. Entre 11 a 15 de dezembro de 2006, o SBT fez uma reexibição relâmpago, mas a baixa audiência fez a primeira reprise ser cancelada e foi dada uma explicação de problemas com direitos autorais das músicas. Um tempo depois, o SBT reprisou a trama de 7 de maio a 3 de agosto de 2007, compactada em 65 capítulos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Transmissores lacrados e venda: O triste fim de emissora de TV após ser obrigada a sair do ar às pressas
● Transmissores lacrados e arrancada do ar: O triste fim de emissora de TV amada após séria descoberta
● Sem condições de continuar: O triste fim forçado de emissora de TV, que deu adeus após ficar sem nada
Entre as curiosidades estão a entrada a atriz Joanna Fomm, no meio da trama, dando vida a vilã Eugênia Carlota, na tentativa de movimentar a história. A personagem conquistou o público com suas maldades. O Tema de abertura “Canção do Mar” , na voz da cantora portuguesa Dulce Pontes virou sucesso nacional e marca registrada de As Pupilas do Senhor Reitor. E foi a primeira e única novela de Eduardo Moscovis e Débora Bloch fora da Globo.
Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.