Há 5 anos terminava o fenômeno “Avenida Brasil” com “Jornal Nacional” mostrando ruas vazias e mudança de agenda de Dilma

19/10/2017 às 11h49

Por: Aaron Tura
Imagem PreCarregada
Cenas do último capítulo de "Avenida Brasil" (Foto montagem: TV Foco)
Carminha (Adriana Esteves), Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) em "Avenida Brasil" (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

Carminha (Adriana Esteves), Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) em “Avenida Brasil”
(Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

Há 5 anos chegava ao fim um dos maiores fenômenos das novelas brasileiras dos últimos anos: “Avenida Brasil”. A trama escrita por João Emanuel Carneiro, que tinha como protagonistas Adriana Esteves no papel de Carminha e Débora Falabella com Nina, parou literalmente o Brasil e teve poder suficiente para mudar a agenda da então Presidente da República, Dilma Rousseff.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa para o desfecho da trama com audiência recorde na casa dos 50 pontos em sua reta final era tanta que até o “Jornal Nacional” entrou com uma matéria especial mostrando as ruas desertas em São Paulo e no Rio de Janeiro diante do fenômeno da trama.

+ Globo grava dois finais para Ivan em “A Força do Querer”; saiba quais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sucesso atraiu a atenção de alguns dos principais veículos estrangeiros. O The Guardian, importante jornal britânico, destacou a mudança de agenda da presidente Dilma Rousseff para não coincidir com o último capítulo da novela. Outros veículos, como a também britânica rede BBC, o Washington Post, um dos principais jornais americanos, e a revista Forbes lembraram que a audiência espetacular da novela poderia causar sobrecarga no fornecimento de energia elétrica – o que acabou não acontecendo.

Veja a repercussão na época no JN:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

É importante ressaltar que “Avenida Brasil” também foi um dos maiores fenômenos de exportação de novela da Globo de todos os tempos. Dados consolidados pela Diretoria de Negócios da Globo comprovam o sucesso da trama em mercados internacionais: até janeiro de 2016, 132 países compraram os direitos de exibição da novela. Avenida Brasil, segundo a mesma fonte, está no topo do ranking de programas mais vendidos ao exterior pela Globo. O sucesso na TV também foi sentido nas redes sociais. A partir das 21h, um grupo fiel de telespectadores comentava a novela através do Twitter. Não por acaso, diariamente, várias hashtags (palavras-chave) relacionadas à Avenida Brasil iam parar nos Trending Topics.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avenida Brasil foi indicada ao prêmio Emmy Internacional 2013 como Melhor Novela, concorrendo, entre outras produções, com Lado a Lado, que se saiu vitoriosa, de João Ximenes Braga e Cláudia Lage.

Avenida Brasil
carminha
Globo
nina
Novelas

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.