Dormir com o celular perto pode causa câncer?
Você já deve ter ouvido as teorias que diziam que dormir com o celular poderiam dar câncer. Acredite, há uns anos, muitos pensavam que dormir com o aparelho ao lado poderia causar alguma doença.
Mas, afinal, é mito ou verdade? Bom, vamos começar explicando a origem dessa teoria. Talvez você não saiba, mas, os celulares emitem ondas de radiofrequência (RF), as quais são uma forma de radiação eletromagnética não ionizante. Por isso, acreditava-se que dormir próximo ao celular, poderia ser cancerígeno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, podemos garantir que essas ondas não são o suficiente para quebrar as ligações químicas do DNA das células, como fazem as radiações ionizantes (como os raios-X ou os raios gama). Logo, elas não vão causar câncer. Mas, elas também não são tão inofensivas assim.
O QUE ESSAS ONDAS CAUSAM ENTÃO?
Pois bem, segundo alguns estudos dizem que as ondas RF podem alterar a temperatura dos tecidos, afetar a produção de melatonina (um hormônio que regula o sono) e também causar estresse oxidativo (um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, não causa câncer, mas, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é bom ter alguns cuidados, como:
- Usar fones de ouvido ou viva-voz para fazer ou receber chamadas;
- Manter o celular afastado do corpo quando não estiver em uso;
- Desligar o celular ou colocá-lo no modo avião durante a noite ou, até mesmo, em outro cômodo;
- Evitar usar o celular em áreas com sinal fraco ou quando estiver em movimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE