urgente

Confirmado: Haddad recusa ordem de Tebet e confirma lei que atinge em cheio o salário mínimo e os 60+ no INSS

17/05/2024 às 19h00

Por: Redação TV Foco
Imagem PreCarregada
Haddad / Tebet - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a lei que atinge em cheio o salário mínimo e os idosos no INSS

No início deste ano de 2024, o aumento do salário mínimo no Brasil pegou muita gente de surpresa e caiu como um verdadeiro presente no colo de milhões de trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, outra notícia envolvendo o salário mínimo tem dado muito o que falar. Acontece que Haddad recusou uma ordem de Tebet e confirmou a lei que atinge em cheio o salário mínimo e os 60+ no INSS. As informações são do portal Estadão.

Conforme foi divulgado pela fonte, o Ministro Haddad se opôs à proposta da ministra do Planejamento, Simone Tebet, de debater a desvinculação das aposentadorias do salário mínimo. Ele afirmou não conhecer a proposta e destacou a falta de espaço para tal discussão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, Simone Tebet tinha como sugestão desvincular os aumentos dos salários do INSS com base no salário mínimo. Contudo, o Haddad se mostrou contra e ressaltou que, até o momento, o salário mínimo e as aposentadorias do INSS vão seguir a lei de valorização do salário mínimo atual.

O ministro deixou claro que a Fazenda já foi derrotada anteriormente ao sugerir que a política de valorização do salário mínimo fosse baseada no avanço do PIB per capita. Ele esclareceu que, na prática, não houve avanços sobre esse assunto até o momento, apenas discussões preliminares que não prosperaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ainda falou que a oposição a abrir mão de receita previdenciária. Para ele, a Previdência “tem um custo e nós temos que buscar as fontes de financiamento para honrar os compromissos assumidos pelo país”, afirmou em entrevista ao Estadão.

Em contrapartida, Tebet defende a revisão de gastos – que ele diz ser “100% a favor” –, Haddad mantém o foco na arrecadação e destaca avanços nesse campo e disse que as receitas de abril superaram as projeções e ressaltou a importância de colocar as contas públicas em ordem, considerando que a arrecadação corresponde a apenas 17,5% do PIB devido a benefícios tributários.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu rejeito essa designação arrecadatória, eu estou repondo a erosão fiscal que aconteceu neste País. Quando eu digo: não acredito que um ministro do governo consiga fechar as contas com uma arrecadação de 17,5% do PIB, eu estou fazendo uma afirmação forte, né? Eu gostaria que alguém contestasse esse dado. Falar ‘nós conseguiríamos fazer um superávit com 17,5% do PIB em arrecadação’. Eu gostaria de conhecer essa pessoa, porque ela deve ter uma fórmula que até hoje não foi apresentada ao país”, disparou o ministro.

Assim, resta aguardar para saber qual será o resultado desse verdadeiro impasse.

Qual será o valor do salário em 2025?

A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) apresentada pelo governo ao Congresso Nacional propõe um aumento de 6,37% no valor do salário mínimo em 2025, dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.502.

A variação deve representar mais um ganho acima da inflação aos trabalhadores.


salário mínimo

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.