CONFIRA!
Determinação do Banco Central: Haddad faz alerta urgente sobre a poupança e crava o que acontecerá com o dinheiro
25/07/2024 às 12h46
Confira tudo sobre o alerta urgente cravado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad sobre a poupança e o que acontecerá com o dinheiro da população presente nas contas
O Banco Central é uma das principais autarquias do Brasil. Responsável pela administração monetária do país, como o controle direto do dinheiro circulante e fornecimento adequado do dinheiro em espécie. Recentemente, um decreto foi cravado pelo BC, atingindo em cheio a poupança, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre tudo envolvendo o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, a poupança, sem sombra de dúvidas, é um dos principais meios de investimento de baixo ou nenhum risco, usado geralmente por aqueles que de certa forma não têm interesse em se arriscar no mundo dos investimentos, mas querem ter, nem que seja pequeno, algum retorno. No entanto, um decreto do Banco Central, chegou afetando a modalidade de conta, e você precisa saber o que acontecerá com o dinheiro investido lá.
De acordo com as informações divulgadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, haverá uma redução compulsória na modalidade da conta poupança. E isso, além dos investidores, que são os donos das contas, deverá afetar também o mercado de imóveis, já que a ideia é ampliar o crédito imobiliário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas pelo portal ‘Revista dos Benefícios’, o ministro alertou sobre uma nova medida que está sendo implantada pelo Governo Federal. Agora, o objetivo é ampliar o crédito imobiliário e tornar mais viável destinar recursos para financiamentos em bancos para o aumento de moradias.
Dessa forma, com a redução compulsória da poupança, que seria uma diminuição na quantidade de dinheiro necessário nas contas, as possibilidades se tornam maiores. Assim, se houver mais recursos disponíveis, será possível aumentar a oferta de crédito para moradias. Segundo o ‘UOL’, a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, chegou a dizer:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Banco Central exige uma retenção [depósito compulsório] e esse direcionamento estamos querendo que volte como investimento para habitação, 5%. Em vez de reter 20%, reter 15% dos depósitos para que a gente possa aumentar a oferta de crédito”
Atualmente os contratos imobiliários são corrigidos pela Taxa Referencial, mas o plano é corrigir essa distorção e utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com o Governo trabalhando para corrigir essa distorção que não envolva recursos do Tesouro Nacional. Ainda segundo as informações, isso mudaria o atual cenário do crédito imobiliário em 2025.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Pois bem, por fim, é importante destacar que entre as outras vantagens da poupança, podemos mencionar a simplicidade e a liquidez. Abrir uma conta poupança é fácil e rápido, não sendo necessário ter grandes conhecimentos financeiros. Além disso, o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento, sem a necessidade de cumprir prazos ou pagar taxas.
Veja, por exemplo, como abrir uma conta poupança na Caixa:
Como abrir uma conta na Caixa Econômica?
Para virar cliente do banco e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,2 mil postos de atendimento no Brasil.
A instituição tem administração pública indireta. Então, apesar da ligação com o Governo Federal, que fazem com que as taxas dos serviços sejam menores e haja mais segurança, ainda há grande autonomia sobre as decisões internas e finanças da companhia.
Veja como abrir direto na Caixa:
- Procure uma agência da Caixa de sua preferência ou um dos Correspondentes Caixa Aqui apresentando a documentação listada;
- Na agência, preencha e assine os formulários de adesão;
- Receba o seu cartão e comece a movimentar sua conta.
Além disso, você pode abrir a poupança em uma agência, em um Correspondente CAIXA Aqui, uma Unidade Lotérica ou no aplicativo CAIXA Tem. A Poupança Fácil é aberta somente nos Correspondentes Aqui ou Unidades Lotéricas e a Poupança Digital, somente no aplicativo.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.