É OFICIAL

Pode se despedir do salário de R$ 1.412: Haddad paralisa JN com anúncio e atinge em cheio lista de idosos no INSS

21/08/2024 às 1h58

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Fernando Haddad fez novas declarações (Foto: TV Globo)

Em 2024, o Governo Federal vem promovendo um novo corte nos gastos e, diante das atuais alterações, diversos dos beneficiários devem ser afetados, como revelou a reportagem da Globo

Em julho, o Jornal Nacional repercutiu as novas declarações de Fernando Haddad, que revelou algumas mudanças que serão aplicadas nas contas públicas. O ministro da Fazenda confirmou que está discutindo sobre um bloqueio que será promovido ainda este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação, segundo o político, faz parte do Orçamento para cumprir as regras do arcabouço fiscal. Com isso, um dos pagamentos administrados pelo INSS deverá ser afetado, já que, em 2024, a meta do Governo Federal tem sido chegar ao déficit zero, que seria não gastar nada além do que for arrecadado.

“Esse trabalho está sendo feito para verificar Previdência, BPC e o que vai passar. O que passar dos 2,5%, tem que haver a contrapartida de bloqueio e condicionamento no caso de receita. […] Nós vamos definir quanto de bloqueio e quanto de contingenciamento”, declarou Fernando Haddad em entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS, CPF
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

O BPC, no caso, é a abreviatura de Benefício de Prestação Continuada, que garante a liberação de um salário mínimo, fixado em R$ 1.412 por mês, aos idosos e pessoas portadoras de deficiência. Esse pagamento não é previdenciário, mas é feito através do INSS. O primeiro requisito é a idade mínima de 65 anos, enquanto o segundo é em torno das condições em que o cidadão vive.

Benefício de Prestação Continuada, Idosos
O Benefício de Prestação Continuada não exige a contribuição de idosos ao INSS (Foto: Agência Brasil)

Fernando Haddad declarou que a atual estratégia é rever os cadastros e aprovar uma nova lei que garanta uma liberdade maior para a reavaliação dos gastos. Dessa forma, haverá mais facilidade para dar fim a uma série repasses, além de permitir outras mudanças nos pagamentos e possíveis bloqueios. O Bolsa Família, que é o principal canal de distribuição de renda no país, também foi envolvido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsa Família, INSS
Hoje, o Bolsa Família é o principal canal de distribuição de renda no país (Foto: Agência Brasil)

Onde assistir ao Jornal Nacional?

O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo, sendo o mais importante da grade do grupo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas no Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque
fernando haddad
Globo
Jornal Nacional Globo
salário INSS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.