É OFICIAL

Pode se despedir do salário de R$ 1.412: Haddad paralisa JN com anúncio e atinge em cheio lista de idosos no INSS

Fernando Haddad fez novas declarações (Foto: TV Globo)

Fernando Haddad fez novas declarações (Foto: TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2024, o Governo Federal vem promovendo um novo corte nos gastos e, diante das atuais alterações, diversos dos beneficiários devem ser afetados, como revelou a reportagem da Globo

Em julho, o Jornal Nacional repercutiu as novas declarações de Fernando Haddad, que revelou algumas mudanças que serão aplicadas nas contas públicas. O ministro da Fazenda confirmou que está discutindo sobre um bloqueio que será promovido ainda este ano.

A ação, segundo o político, faz parte do Orçamento para cumprir as regras do arcabouço fiscal. Com isso, um dos pagamentos administrados pelo INSS deverá ser afetado, já que, em 2024, a meta do Governo Federal tem sido chegar ao déficit zero, que seria não gastar nada além do que for arrecadado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse trabalho está sendo feito para verificar Previdência, BPC e o que vai passar. O que passar dos 2,5%, tem que haver a contrapartida de bloqueio e condicionamento no caso de receita. […] Nós vamos definir quanto de bloqueio e quanto de contingenciamento”, declarou Fernando Haddad em entrevista.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

O BPC, no caso, é a abreviatura de Benefício de Prestação Continuada, que garante a liberação de um salário mínimo, fixado em R$ 1.412 por mês, aos idosos e pessoas portadoras de deficiência. Esse pagamento não é previdenciário, mas é feito através do INSS. O primeiro requisito é a idade mínima de 65 anos, enquanto o segundo é em torno das condições em que o cidadão vive.

O Benefício de Prestação Continuada não exige a contribuição de idosos ao INSS (Foto: Agência Brasil)

Fernando Haddad declarou que a atual estratégia é rever os cadastros e aprovar uma nova lei que garanta uma liberdade maior para a reavaliação dos gastos. Dessa forma, haverá mais facilidade para dar fim a uma série repasses, além de permitir outras mudanças nos pagamentos e possíveis bloqueios. O Bolsa Família, que é o principal canal de distribuição de renda no país, também foi envolvido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, o Bolsa Família é o principal canal de distribuição de renda no país (Foto: Agência Brasil)

Onde assistir ao Jornal Nacional?

O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo, sendo o mais importante da grade do grupo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas no Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile