“A Favorita”, está de volta no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Exibida originalmente em 2008 no horário nobre da Globo, “A Favorita”, que também está disponível no Globoplay, ganhará uma reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”, a partir desta segunda-feira (16). A trama é estrelada por Claudia Raia e Patricia Pillar, a novela de João Emanuel Carneiro substituirá “O Clone” (2001).
A novela gira em torno de duas mulheres, Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), antigas amigas na dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Elas foram criadas como irmãs, mas o amor foi se transformando em ódio e crueldade ao longo do tempo. A situação piora quando Flora é acusada de matar Marcelo (Flavio Tolezani), esposo de Donatela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A loira, porém alega ser inocente. Já a ex-parceira revela ter visto o assassinato com os próprios olhos. Esse conflito de versões movimenta os capítulos de “A Favorita”.
QUE HORAS SERÁ EXIBIDA?
Inicialmente, a novela dividirá o “Vale a Pena Ver de Novo” com os últimos capítulos de “O Clone” (2001). A faixa iniciará às 17h05, logo após a “Sessão da Tarde”. Com a divisão, “A Favorita” ficará com a primeira meia hora, e a trama de Gloria Perez irá ao ar partir das 17h35.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando “O Clone”, chegar o fim, os capítulos do folhetim de João Emanuel Carneiro ficarão no ar durante uma hora e 20 minutos. O término é previsto para as 18h25, mas há alterações com base na programação diária, transmissões de futebol, por exemplo, podem adiantar o encerramento da trama também.
SINOPSE DE ‘A FAVORITA’
A novela inicia com Flora saindo da prisão, disposta a provar sua inocência. Na versão da personagem, Donatela teria matado o esposo para ficar com a herança dele. Depois do crime cruel, a perua teria jogado a culpa em Flora e conseguido se safar em “A Favorita”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A personagem de Claudia Raia, por sua vez, dirá que Flora é uma psicopata. Ela declara ter visto a ex-parceira de dupla assassinando Marcelo, e faz de tudo para afastar Lara (Mariana Ximenes), a quem criou como filha, da mãe biológica. Até aí, o público não sabe quem está contando a verdade em “A Favorita”.
No decorrer da trama, Flora consegue dar força à sua narrativa de injustiçada. Ela faz aliados, como Dodi (Murilo Benício), seu ex-marido e atual esposo de Donatela, e começa a sua grande vingança. Só então ocorre a grande revelação da novela: o público descobre que Flora realmente é a assassina, que busca culpar a rival por pura ressentimento na reprise da Globo.
“Flora morava sozinha com seus pais e, de repente, teve que acolher uma menina vizinha pra ser sua irmã. Isso desembocou em ciúme, competição, desde a infância. São personagens muito humanos. A gente vê que a Flora é muito infeliz. Por mais que ela tenha se dado bem, é infeliz, ela não teve amor. Amava aquela irmã, mas se sentia inferiorizada”, explicou Patricia Pillar, em entrevista ao Notícias da TV.
Cínica, Flora mata Salvatore (Walmor Chagas) e joga a culpa na ex-parceira. Donatela é presa e passa por apuros na prisão. A partir daí, a dondoca precisa provar sua inocência e desmascarar a rival.
QUEM ESTÁ NO ELENCO DE ‘A FAVORITA’
Estrelada por Claudia Raia e Patricia Pillar, a trama contou com nomes como Murilo Benício, Mariana Ximenes, Carmo Dalla Vecchia, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cauã Reymond, José Mayer, Claudia Ohana, Selma Egrei, Malvino Salvador, Taís Araújo, Lilia Cabral, Jackson Antunes e Ary Fontoura, este, aliás, tem uma cena emblemática em que cuspiu de verdade (e sem combinar) na cara da intérprete de Donatela.
Também foi a primeira trama do ator Alexandre Nero. Na pele do verdureiro Vanderlei abriu portas ao ator, que, seis anos após a estreia, conseguiu o papel de protagonista no horário nobre. Ele viveu o comendador José Alfredo em Império (2014).
Famosos como Clarice Falcão, Iran Malfitano, Giulia Gam, Bento Ribeiro e Helena Ranaldi se afastaram da Globo. Alguns até migraram para uma carreira na música; outros tiveram de virar motorista de aplicativo para completar a renda.
QUANDO TERMINA A NOVELA?
O folhetim de João Emanuel Carneiro ficará no ar até 2023, uma vez que será apresentada praticamente na íntegra durante o “Vale a Pena Ver de Novo”. No último capítulo, Flora é presa, Donatela se casa com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Silveirinha (Ary Fontoura) vira empresário de uma nova dupla infantil.
Antes de mofar na prisão, a loira até invade o casamento da dondoca. Na festa, ela esfaqueia Silveirinha, mas é obrigada a fugir antes de conseguir matá-lo. A grande vilã de “A Favorita”, ainda surge na lua de mel dos recém-casados, e chega perto de estragar o final feliz da ex-parceira interpretada por Claudia Raia.
Antes que Flora mate Zé Bob, porém, a personagem de Mariana Ximenes atira nela e chama a polícia. A víbora volta para a cadeia, onde é maltratada e obrigada a fazer serviços pesados. Louca de ódio, ainda afirma se chamar Donatela.
Na última cena, a mocinha, ao lado de Zé Bob, relembra uma passagem dela e da personagem de Patrícia Pillar quando crianças: Flora diz à irmã adotiva que ela é a sua favorita, justificando enfim, o nome da trama.
VÍDEO YOUTUBE: PANTANAL – Juma tem acerto de contas com Muda!