Greve geral do metrô de SP tem reunião nesta quarta-feira (5)
Nesta quarta-feira (5), uma notícia sobre uma geral do metrô de SP deixa milhares de brasileiros em estado de alerta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com direito até mesmo a reunião convocada para veredito sobre paralisação, o TV Foco traz nesta manhã detalhes importantes sobre o assunto.
Bom, acontece que o sindicato dos metroviários vai se reunir nesta quarta-feira, 5, para avaliar a proposta salarial apresentada pelo Metrô e deliberar sobre uma possível greve na quinta-feira, 6, caso o pleito dos servidores não seja atendido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, segundo informações do portal Exame, a reunião será a segunda assembleia em menos de um mês para discutir uma paralisação em meio a campanha por aumento de salário.
Vale lembrar também que, no último dia 21 de maio, a categoria recuou após uma carta apresentada pelo Metrô atender parte das reivindicações dos trabalhadores. O sindicato e o governo do estado tiveram uma reunião de conciliação na Justiça do Trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, sobre a motivação, é bom explicar que os metroviários pedem um aumento salarial acima da inflação, reajuste dos vales refeição e alimentação, recontratação de funcionários demitidos na última greve e a realização de concursos públicos para aumentar o quadro da empresa.
De acordo com a fonte, o Metrô realizou um aumento 2,77% (inflação medida pelo IPC-Fipe), apontado como insuficiente pelos trabalhadores.nO sindicato afirma que tem buscado diálogo com o Metrô e com o governo Tarcísio de Freitas. Desde a ultima sinalização de greve, representantes dos servidores e da companhia têm se reunido para discutir as reivindicações. O Metrô vai apresentar uma proposta de reajuste no dia 5 de junho, data da assembleia do sindicato.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Metroviárias e metroviários realizam um serviço de excelência, reconhecido pela população pelo sétimo ano consecutivo como o melhor serviço público de São Paulo. Mesmo com o quadro de funcionários reduzido. Por isso, merecem respeito. São exatamente dois meses desde quando a empresa teve contato com as reivindicações e, após cinco rodadas, a empresa ainda não apresentou nenhuma proposta”, diz a categoria em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante de todas essas informações, a reunião será realizada ainda nesta quarta-feira (5) e atualizações sobre o assunto podem ser divulgadas a qualquer momento.
Quantas estações de metrô tem no Brasil?
Atualmente o Brasil já conta com mais de 101 quilômetros de trilhos, divididos em seis linhas, 89 estações, sem contar os projetos de ampliação em andamento, que somam mais de 23,5 quilômetros pela cidade.