INSS traz nova maneira para realizar pedido do benefício por incapacidade temporária
Nesta terça-feira, 19, milhares de beneficiários receberam uma excelente notícia sobre a garantia de um benefício mais rápido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, uma “nova lei” da instituição irá agilizar o processo do benefício por incapacidade temporária.
O benefício por incapacidade temporária do INSS é concedido a trabalhadores temporariamente impossibilitados de trabalhar por questões de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, não há idade mínima para solicitar o benefício por incapacidade temporária.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os beneficiários poderão fazer o pedido do benefício pelas agências dos Correios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o beneficiário poderá realizar o pedido e entregar o atestado médico na agência dos Correios.
A nova medida faz parte da ampliação do Atestemed, sistema online que dispensa a perícia presencial para o benefício por incapacidade temporária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do INSS é reduzir as filas, fato que também ajudará o beneficiário a garantir o benefício mais cedo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o objetivo é conceder 100% dos benefícios por incapacidade por meio do Atestmed até 30 de abril.
“Para que a gente possa chegar a 100%, nós estamos já em contato bastante avançado com os Correios para que o Atestmed seja também requerido ou complementado nos Correios, porque nós temos ainda uma parte da população que é excluída digitalmente”, disse Alessandro à Folha.
TESTES IRÃO COMEÇAR
Inclusive, os testes devem ter começado em Fortaleza na última segunda-feira, 18. Mas, a ideia é começar o uso do novo meio em âmbito nacional.
Os beneficiários poderão escolher duas formas para iniciar o protocolo para o benefício. São elas:
- Ir direto à agência dos Correios, onde um funcionário fará o pedido e digitalizará o atestado médico;
- Iniciar o requerimento por meio da central telefônica 135. Em seguida, ir à agência dos Correios apenas para apresentar o atestado médico.
A ideia é que esse atendimento não precise ser agendado, como é o caso das agências do INSS. Fato que também poderá fazer com que o benefício seja antecipado.
“A pessoa vai trazer só o atestado e eles [funcionários dos Correios] vão fazer o requerimento, ou a pessoa vai poder fazer o requerimento no 135 e depois só leva o atestado nos Correios”, afirmou Stefanutto, que continuou:
“Nós vamos deixar bastante amplo, para que a população não tenha nenhuma dificuldade. Vai ser uma mudança feita de forma gradual, ninguém vai virar a chave do dia para a noite“, finalizou Stefanutto.
O QUE É O INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, que se enquadrem nas regras do benefício, com exceção de servidores públicos.