Sem pensar duas vezes, Honda arma fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes
Sendo uma das maiores montadoras de veículos do mundo, a Honda nem pensou duas vezes e armou uma verdadeira fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes e vem paralisando o mundo das montadoras neste final de 2024.
De acordo com informações do portal CNN Brasil, Honda e Nissan anunciaram nesta segunda-feira (23), que estão em negociações para uma possível fusão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, o anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa conjunta entre os presidentes das montadoras, realizada em Tóquio. Sendo considerado como realmente um momento histórico para a indústria automobilística do Japão, assim, tal fusão ressalta a ameaça que os fabricantes de veículos elétricos chineses agora representam para alguns dos fabricantes de automóveis mais conhecidos do mundo.
Caso a fusão realmente aconteça, a integração criaria o terceiro maior grupo automotivo do mundo em vendas de veículos, depois da Toyota e da Volkswagen, deixando as rivais completamente sem chão.
O acordo traria às empresas escala e uma chance de compartilhar recursos diante da intensa competição com a Tesla e BYD.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Poderosa
Para quem não sabe, a Honda é a segunda maior montadora do Japão e a Nissan, a terceira. A união das montadoras marcaria a maior reformulação na indústria automobilística global desde que a Fiat Chrysler Automobiles e a PSA se fundiram em 2021, em um acordo de US$ 52 bilhões.
A Mitsubishi, que tem a Nissan como principal acionista, também estava considerando se juntar, afirmaram as empresas. “A ascensão das montadoras chinesas e novos participantes mudou bastante a indústria automobilística”, disse o CEO da Honda, Toshihiro Mibe.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Temos que desenvolver capacidades para lutar com eles até 2030, caso contrário seremos derrotados”, acrescentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a fonte, as duas empresas teriam como meta vendas combinadas de 30 trilhões de ienes (R$ 116 bilhões) e lucro operacional de mais de 3 trilhões de ienes por meio da potencial fusão, afirmaram os presidentes.
Metas
Diante de tudo isso, a meta é encerrar as negociações por volta de junho de 2025 e, em seguida, criar uma holding até agosto de 2026, quando as ações de ambas as empresas seriam retiradas da lista. A Honda será responsável por nomear a maior parte do conselho da holding.
Quais são os carros mais vendidos do mundo?
Os carros mais vendidos do mundo no 1o semestre de 2024:
- Tesla Model Y (581.480 unidades)
- Toyota Corolla (544.372)
- Toyota RAV4 (498.103)
- Ford F-Series (411.017)
- Kia K5 (373.613)
- Honda CR-V (362.393)
- Chevrolet Silverado (328.083)
- Hyundai Tucson (296.646)
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.