BOMBA

Honda e rival da Yamaha: A nova lei das motos em vigor e a extinção dos modelos amados pelos motoqueiros

A Honda é uma das maiores montadoras do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

A Honda é uma das maiores montadoras do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei a respeito das motos atingiu até a Honda

Não precisa ser um grande especialista no assunto para descobrir que as montadoras costumam passar por constante reformulação em seus catálogos, principalmente, quando o assunto são as motos. Essas mudanças, no entanto, tem uma explicação e às vezes são para se adequar as novas leis.

Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma mudança que ocasionou o fim de diversos modelos no Brasil. A partir de 2023, entrou em vigência a Fase M5 das exigências do Promot, Programa de Controle da Poluição, aprovada ainda em 2019. A legislação impôs o fim do uso do carburador nas motos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal Motos 2024, esse componente contribui ativamente para a poluição ambiental. Com isso, em tese, as motos que contam com carburador não podem mais ser fabricadas. Atualmente, boa parte das marcas não utilizam mais o carburador para a alimentação da moto.

Segundo o portal Motos 2024, Shineray que tem uma série de motos que ainda utilizam o carburador, como a linha Jet, que traz a Jet 50 e a Jet 125. A primeira moto é uma cinquentinha com carenagem simples, enquanto a Jet 125 é um veículo projetado para o trânsito urbano corriqueiro.

Shineray ainda tem motos com carburador (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o Motos 2024, a Honda não confirmou o fim da produção da XRE 300. Contudo, o modelo já sumiu do site oficial da Honda no Brasil. Por isso, há grande especulação de que a marca não produzirá mais o veículo. A Honda XRE 300 deve dar lugar à Sahara, o retorno da moto de trail para o off-road da marca.

Mais sobre as mudanças?

Vale lembrar que a Honda já promoveu essa mudança nos modelos fabricados no Brasil há muitos anos. O ano de 2008 foi marcado pela chegada de uma importante inovação técnica na CG, o modelo mais vendido da Honda no Brasil: a substituição do carburador pela injeção eletrônica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, no entanto, muitas pessoas chegaram a se mostrar relutantes em aceitar que a Honda CG, a motocicleta que revolucionou a mobilidade de brasileiros de todos os cantos do país. O medo era abdicar da simplicidade do carburador em favor da sofisticação da injeção eletrônica.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile