OFICIAL
Nada de Horário de Verão em 2024: Quentinha com decisão para 2025 chega voando a brasileiros
18/10/2024 às 15h00
Tudo sobre a decisão sobre o Horário de Verão para 2025 que chega voando a brasileiros
Após ter sido recomendado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) a retomar o horário de verão em meio ao cenário de estiagem no país, o governo anunciou que a medida acabará não sendo adotada em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), que vinha se mostrando resistente à medida, afirmou que apesar de o país ter vivenciado a maior seca de sua história, medidas tomadas durante o ano fizeram com que os reservatórios chegassem a índices que dão tranquilidade.
A saber, a decisão de não adotar o horário de verão veio após reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico [ONS], Segundo o ministro de Minas e Energia durante um ano o governo conseguiu fazer um planejamento para fazer os reservatórios chegarem a um índice que atualmente dão a tranquilidade necessária para não adotar de novo o reajuste dos relógios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Chegamos à conclusão que não há necessidade de decretação para esse período, para este verão”, afirmou.
Segundo ele, a adoção do horário especial para o ano que vem acabará sendo avaliada no ano que vem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vai ter horário de verão no ano de 2025?
Assim, diante da decisão tomada, muito já se falar sobre a decisão a respeito do assunto para o ano de 2025.
De acordo com informações do portal FDR, ainda é muito cedo para falar sobre o horário de verão no próximo ano. Contudo, o ministro Alexandre Silveira já sinalizou que o governo vai voltar a estudar essa medida em 2025.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência: Jornal da Globo confirma fim decadente de time gigantesco da série A após anos
● Tudo sobre o 13° salário do INSS: Calendário de pagamentos, cálculo de parcelas e muito mais
● Aposentadoria antecipada do INSS é garantida a beneficiários em apenas 7 passos simples
Assim, essa análise deve acontecer após o fim do verão 2025, previsto para março do próximo ano.
O que sabemos é que neste ano, até o começo do próximo, não teremos horário de verão, mesmo com a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário agora, usufruiríamos muito pouco deste pico. Porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, explicou o ministro.
A origem do Horário de Verão
O horário acabou sendo adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. A “hora da economia de luz”, como era chamada, acabou sendo estabelecida por decreto do então presidente Getúlio Vargas.
O horário especial acabou sendo adotado esporadicamente até 1967.
Em 2019, acabou sendo novamente abolido por meio de decreto do então presidente Jair Bolsonaro. Sua justificativa, confirmada por alguns estudos, foi a mudança no padrão de consumo de energia no país, com picos também durante o dia.
O que você viu?
- O governo anunciou que a medida não será adotada em 2024;
- A decisão de não adotar o horário veio após reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico [ONS];
- Ainda é muito cedo para falar sobre o horário de verão no próximo ano;
- A origem do horário de verão.
Clique aqui para saber tudo sobre as notícias a respeito do horário de verão no Brasil.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: