OFICIAL

Nada de Horário de Verão em 2024: Quentinha com decisão para 2025 chega voando a brasileiros

HORÁRIO DE VERÃO 2025 - Montagem: TVFOCO

HORÁRIO DE VERÃO 2025 - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a decisão sobre o Horário de Verão para 2025 que chega voando a brasileiros

Após ter sido recomendado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) a retomar o horário de verão em meio ao cenário de estiagem no país, o governo anunciou que a medida acabará não sendo adotada em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), que vinha se mostrando resistente à medida, afirmou que apesar de o país ter vivenciado a maior seca de sua história, medidas tomadas durante o ano fizeram com que os reservatórios chegassem a índices que dão tranquilidade.

A saber, a decisão de não adotar o horário de verão veio após reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico [ONS], Segundo o ministro de Minas e Energia durante um ano o governo conseguiu fazer um planejamento para fazer os reservatórios chegarem a um índice que atualmente dão a tranquilidade necessária para não adotar de novo o reajuste dos relógios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Chegamos à conclusão que não há necessidade de decretação para esse período, para este verão”, afirmou.

Segundo ele, a adoção do horário especial para o ano que vem acabará sendo avaliada no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Horário de Verão – Foto: Internet

Vai ter horário de verão no ano de 2025?

Assim, diante da decisão tomada, muito já se falar sobre a decisão a respeito do assunto para o ano de 2025.

De acordo com informações do portal FDR, ainda é muito cedo para falar sobre o horário de verão no próximo ano. Contudo, o ministro Alexandre Silveira já sinalizou que o governo vai voltar a estudar essa medida em 2025.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, essa análise deve acontecer após o fim do verão 2025, previsto para março do próximo ano.
O que sabemos é que neste ano, até o começo do próximo, não teremos horário de verão, mesmo com a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário agora, usufruiríamos muito pouco deste pico. Porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, explicou o ministro.

Horário de Verão – Montagem: TVFOCO

A origem do Horário de Verão

O horário acabou sendo adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. A “hora da economia de luz”, como era chamada, acabou sendo estabelecida por decreto do então presidente Getúlio Vargas.

O horário especial acabou sendo adotado esporadicamente até 1967.

Em 2019, acabou sendo novamente abolido por meio de decreto do então presidente Jair Bolsonaro. Sua justificativa, confirmada por alguns estudos, foi a mudança no padrão de consumo de energia no país, com picos também durante o dia.

O que você viu?

Clique aqui para saber tudo sobre as notícias a respeito do horário de verão no Brasil.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile