Hospital popular encerra atividades em Goiânia, GO em 2025 e devasta moradores que ficaram sem os serviços hospitalares
Hospital fundado por família árabe encerra atividades após 70 anos em Goiânia. O motivo foram as dívidas em aberto, que inviabilizaram o funcionamento da unidade de saúde.
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em regionais, detalha agora o adeus de hospital popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro de 2025, o Hospital Santa Rosa, de Goiânia, em Goiás, anunciou oficialmente seu fechamento, após 70 anos.
No comunicado divulgado pela direção do hospital, o motivo financeiro é que pesou na decisão.
QUANDO FOI FUNDADO O HOSPITAL?
Inaugurado em 1955 por Said Rassi, no bairro de Campinas, o hospital foi construido para oferecer assistência de qualidade à população carente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a morte de seu fundador, a gestão do centro hospitalar ficou sob responsabilidade de seus filhos: Elias Rassi, Roberto Helou Rassi, Cristiane Rassi da Cruz e Rosa Rassi.
Em nota oficial, a direção pontuou que o hospital reflete a história de superação do povo árabe no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, mesmo chegando ao país sem recursos, construiu uma trajetória de resiliência e trabalho. Até então, havia 52 leitos destinados ao SUS, além de outros 10 quartos de UTI.
“É com grande pesar que informamos o encerramento das atividades”, disse o grupo em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A despeito de todos os esforços empreendidos para resistir às dificuldades financeiras decorrentes da não quitação de débitos por parte da Prefeitura de Goiânia, as dívidas em aberto nos últimos anos inviabilizaram o funcionamento da unidade de saúde”, explicou.
SINDICATO SE MANIFESTOU SOBRE O FECHAMENTO DO HOSPITAL?
Em resposta, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás lamentou o fechamento.
A instituição central culpou a crise, destacando a defasagem dos valores e atrasos nos pagamentos pelos serviços destinados ao SUS.
“A insustentabilidade financeira, consequência direta do descaso por parte dos gestores públicos com os prestadores de serviços de saúde, levou à difícil decisão de encerramento das atividades dessa unidade hospitalar, conforme anunciado hoje por seus administradores”, declarou.
Sendo assim, o fechamento do hospital marca o fim de um ciclo importante na história de Goiânia.
De acordo com informações do TV Foco, atualmente o Hospital Santa Rosa encontra-se fechado temporariamente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- O Hospital Santa Rosa, no Setor Campinas, em Goiânia, informou no início do ano o fechamento da unidade.
- O motivo foi ocasionado por falta de repasse de verbas pela prefeitura. Com o fechamento da unidade, 52 leitos, sendo 10 de UTI, deixaram de atender mais pacientes.
- De acordo com funcionários, sem os repasses, salários atrasados há cerca de três meses, os trabalhos seguiam por amor à profissão.
- Sendo assim, o fechamento do centro hospitalar reflete a crise na saúde em Goiás que afeta quem mais precisa de cuidados médicos.
“Desse modo, veja matéria completa sobre o fechamento em massa de 6 mil lojas em Goiânia, GO, e clientes aos prantos”.