Houve glamourização do crime em “A Força do Querer”?
18/10/2017 às 21h40
Destaque na trama de Glória Perez, Bibi Perigosa, núcleo baseado na história real de Fabiana Escobar, chegou a ser criticada pelo público que acusou a emissora de mostrar o mundo do crime com certo glamour.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos meses vimos a evolução de Bibi no tráfico. Se antes ela entrou pelo envolvimento do marido, depois chegou a cometer alguns crimes. É verdade que Bibi se divertia no baile funk, jogou flores de um helicóptero para Rubinho e vibrou com a adrenalina de disparar alguns tiros, mas o tempo inteiro vários outros personagens na trama alertavam para o perigo em que estava se metendo.
Jeiza, a policial que em toda novela foi um exemplo de profissional e pessoa incorruptível, alertou diversas vezes sobre a culpa do marido. Caio, antigo noivo da Perigosa, foi capaz de passar por cima de alguns valores, protegeu a esposa de Rubinho e ainda prometeu uma nova vida à moça. E por fim, a mãe Aurora, que desde o início teve o papel importante de alertar, aconselhar e tentar impedir a filha de adentrar cada vez mais no tráfico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como uma novela que mostrou uma história com tantos lados opostos pode ter superestimado a criminalidade? Em nenhum momento houve algum tipo de compensação para Bibi ou Rubinho. O filho do casal, Dedé, muito bem interpretado por João Bravo, diga-se de passagem, sofreu dentro e fora de casa devido às escolhas dos pais. A personagem de Juliana Paes se humilhou indo ao presídio para visitas íntimas, foi obrigada a transportar fuzis e ainda correu risco de morte diversas vezes em tiroteios no morro.
O que foi mostrado foi uma vida que pode até parecer atraente, mas que o tempo todo esteve ao lado do perigo, e quem apenas enxergou o glamour e criticou a novela por isso certamente não entendeu a complexidade da trama e o objetivo com que ela foi retratada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre a Bibi Perigosa da vida real que deu diversas entrevistas, serviu de inspiração e está fazendo sucesso por sua história lamentável (mas real), é preferível isso e ver que deu a volta por cima do que vê-la ainda no tráfico.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
Por Mauricio Freitas
Escreva para: [email protected]
As opiniões aqui retratadas não refletem a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador!