Humorista do SBT acusa “Zorra Total” de plágio: “A semelhança é gritante ao extremo”
27/06/2014 às 15h45
O humorista Maurício Manfrini, o Paulinho Gogó do programa “A Praça é Nossa” do SBT, disse nesta semana que foi plagiado pelo humorístico global “Zorra Total”, que agora tem um personagem muito semelhante ao que ele apresenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O típico sambista, malandro que está sempre de bem com a vida e dá em cima da mulherada. Esse é “novo” personagem do “Zorra Total”, interpretado por Thalita Carauta, e que em muito se parece com o Paulinho Gogó de Maurício. “Se a semelhança foi uma triste coincidência”, disse o humorista de “A Praça é Nossa” em entrevista ao TV Foco que você confere agora.
Você acha que o Zorra Total queria mesmo te plagiar quando criou o personagem?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maurício: Acho sim, a semelhança é gritante ao extremo. Todo plágio, vem disfarçado para enganar e se tornar uma coincidência. Esse veio com um bigodinho e um lencinho na mão. O resto é todo em cima do meu personagem “Paulinho Gogó”. Sapatos, calça branca, camisa vermelha, cordões e composição de voz com linguajar idêntico. Pode ser criado um outro personagem “malandro” e sambista, como existem vários, só que cada um tem suas características diferentes um dos outros. o Rodrigo Sant’aana mesmo, tem o “Admilsom” que é um malandro completamente diferente de todos que já vi e é ótimo. Se criar um personagem caipira, que ele não use suspensórios, coloque o cabelo escorrido pra frente e que nem diga: ‘É comigo, mêso”, eu sou o Celso de Pirapitinga, Manezão!…aí é só comparar com o personagem caipira de maior sucesso do Brasil que fala: “É iêu, mêso”…Sô o Nerso da Capitinga, bobão”…isso é plágio ou coincidência? Eu posso criar um personagem alcoólatra? Claro que posso!…mas, falando: “Abrem-se as portas da vitória, os figurantes entram em cena”…e aí narro uma corrida de jumento…isso é coincidência ou o Tom Cavalcante terá razão total de me processar? Não sei se o (a) personagem “Seu fininho” interpretado pela excelente atriz e comediante Thalita Carauta, foi desenvolvido pela própria ou pelos redatores do Zorra. Mas, de uma forma ou de outra, tudo é aprovado pelo Diretor Geral Maurício Sherman e tanto ele como os redatores conhecem o meu personagem, o Sherman inclusive já me viu no palco e mesmo assim o “novo” personagem teve a sua autorização. Uma pequena observação, “Seu Fininho” é nome de um personagem que foi interpretado pelo ator André Mattos na Escolinha do Professor Raimundo do Chico Anysio em 2001, nesse período eu também fazia parte do elenco com o meu “Paulinho Gogó”. O mesmo nome de um outro personagem foi mais uma coincidência?
Você pretende tomar alguma providência sobre esse suposto plágio?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso não haja uma mudança total no personagem do Zorra ou a sua retirada do ar, tomarei as providências necessárias e comigo está e Departamento Jurídico do SBT, que certamente já se pronunciou diretamente com a Rede Globo. “Eu não inventei a roda, mas o pneu, a câmara de ar e a calota são meus e tenho a nota fiscal de compra”.
O que você tem a dizer sobre o caso?
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Roberto Cabrini e equipe fazem história em 2024 na Record e são PREMIADOS 3 vezes
● Rombo multimilionário: Falso filho de Gugu é obrigado a abrir mão e devolver mansão de R$7M do apresentador
● Andressa Urach cospe na cara de famosa, leva surra em pancadaria e surge em foto com rosto ensanguentado
Eu digo que, se a semelhança foi uma triste coincidência, ela veio acompanhada de falta de cuidado. Não sendo coincidência, foi plágio mesmo…”Isso é um fato venério”.
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.