Na noite desta segunda-feira (23), muita gente ficou surpresa com os dados de audiência preliminares de duas atrações noturnas da Globo: o “Jornal Nacional” e a novela “Babilônia”. Segundo dados prévios divulgados pelo Ibope, o telejornal registrou apenas 20 pontos de média, o que seria uma de suas piores audiências, enquanto que a novela “Babilônia” marcou 23,3 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A surpresa maior foi o salto que as duas atrações deram no consolidado. A novela das 21h consolidou 28,7 pontos e o “Jornal Nacional” foi para 25,3 pontos. Normalmente, a audiência de uma atração varia um ponto da prévia para o consolidado e não cinco. No caso do telejornal da Globo, por exemplo, a margem de erro foi de 20%.
Atrações do SBT e da Record também deram um grande salto dos dados prévios para os consolidados. “Carrossel” subiu de 9,3 pontos para 11,8. A estreia de “Os Dez Mandamentos” foi de 9,7 pontos para 12,1. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

“Os Dez Mandamentos”. (Foto: Divulgação)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sem aviso-prévio, Ana Paula Araújo deixa BDBR, substituta n°1 assume e explode na Globo: Audiências 01/4
● Renata Lo Prete deixa Globo, novo apresentador assume JG e vira rei das madrugadas: Audiências 31/03
● Maju dispara na Globo com morte de ator aclamado por derrame e mergulha Ferraz na lama: Audiências 30/03
Essa grande variação tem uma explicação. De acordo com site do jornalista Daniel Castro, o Ibope informou que houve uma instabilidade no servidor de processamento das audiências em tempo real, utilizadas para calcular a média preliminar dos programas das emissoras. A falha aconteceu por volta das 18h desta segunda-feira na capital paulista.
Segundo consta, o problema foi solucionado, porém, os dados consolidados demoraram quase duas horas a mais que o normal para serem enviadas as emissoras nesta terça-feira. Vale lembrar que esta já é a segunda falha do Ibope em uma semana. No último dia 16, o instituto constatou um erro no cadastro de programas e atrasou a audiência dos números consolidados em sete horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE