Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a idade mínima para aposentadoria do INSS, que acaba de ser modificada novamente
Antes de mais nada, para quem não sabe, o INSS, se trata, em suma, do Instituto Nacional do Seguro Social, que é autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.
Dito isso, todos precisam saber detalhes sobre uma nova lei e da idade mínima para aposentadoria do INSS que acaba de ser modificada novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações divulgadas no Jornal Nacional, da Globo, em 11/12/2023, as exigências para aposentaria do INSS vão ficar mais rígidas a partir de 2024.
De acordo com o que foi divulgado, o objetivo principal da reforma da Previdência é manter o trabalhador mais tempo contribuindo antes de começar a receber a aposentadoria, uma das formas de diminuir o desequilíbrio que existe entre o que entra em contribuições e pagamentos.
Qual será a nova idade para se aposentar?
“As exigências para a aposentaria do INSS vão ficar mais rígidas com a chegada de 2024. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, e homens com 65 anos e 20 de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma de 2019, o governo criou regras de transição. De acordo com elas, as exigências vão aumentando”, iniciou a atração da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então seguiu dando detalhes: “A partir de 2024, a idade mínima para pedir aposentadoria para esses casos sobe em seis meses. No caso das mulheres, vai para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, 63 anos e 6 meses. O tempo de contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 para homens”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, também foi explicado que: “A regra dos pontos também avança a partir de janeiro. A soma da idade e do tempo de contribuição vem aumentando a cada ano. A pontuação mínima para pedir aposentadoria em 2024 será de 101 pontos para homens e 91, mulheres”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, é importante salientar que, conforme o que foi divulgado, o objetivo principal da reforma da Previdência é manter o trabalhador mais tempo contribuindo antes de começar a receber a aposentadoria – uma das formas de diminuir o desequilíbrio que existe entre o que entra em contribuições e pagamentos.
“Para se aproximar do teto pago pela Previdência, que hoje está em R$ 7.507, a reforma exige que o trabalhador tenha mais idade e contribua por mais tempo”, concluiu.