O último capítulo de Renascer será exibido nesta sexta-feira (06) de setembro e contará com algumas reviravoltas chocantes. Esses acontecimentos prometem mexer com as emoções do público que acompanhou o remake
Bruno Luperi decidiu promover várias mudanças no remake de Renascer. Criticado por não mudar quase nada em Pantanal (2022), dessa vez o novelista resolveu realizar várias modificações da obra original exibida em 1993 e escrita pela seu avô, Benedito Ruy Barbosa.
Entre uma das mudanças está no desfecho de Egídio (Vladimir Brichta), que tocou o terror durante todo o folhetim. Na trama original escrita por Benedito Ruy Barbosa, o vilão foi assassinado por Mariana (Adriana Esteves) e Zinho (Come dos Santos), que estavam cansados do fazendeiro ameaçando a família de Inocêncio (Antonio Fagundes).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, Mariana (Theresa Fonseca) terá a ajuda de Damião (Xamã) e de acordo com informações do jornalista Gabriel Menezes, da coluna Play, do jornal O Globo. Juntos, os dois armarão um plano para acabar de vez com a vida do coronel, que terá uma morte trágica.
O novelista pontuou que a intenção é que a sequência da morte do coronel, que será enforcado aconteça em um pé de cacau, remetendo a uma cena inicial da trama em que Cândida (Maria Fernanda Cândido) relembra ter encontrado o marido enforcado em uma árvore de sua plantação.
Mas antes disso, em outra cena inédita, Mariana revelará que já tentou “dar cabo” no vilão antes disso. A personagem de Theresa Fonseca confessará a José Inocêncio (Marcos Palmeira) que foi a responsável pelo disparo que atingiu o peito do vilão há um tempo. Por causa do atentado, o ex-marido de Dona Patroa (Camila Morgado) assassinou Marçal (Osvaldo Mil) achando que foi o capataz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VAI CONFESSAR CRIME?
Ocorre que Mariana confessará que fez isso para impedir que o jagunço atirasse em João Pedro (Juan Paiva). Essa cena não aconteceu em 1993. A forasteira terá um conversa franca com o ex-marido quando ele voltar à fazenda, sem poder andar e acabará soltando essa revelação bombástica de acordo com informações do Notícias da TV.
“Vemos o restante dos takes que ainda não vimos da trilha do atentado a Egídio. Onde Mariana espia Marçal guardando a arma, pega a arma, se coloca de tocaia, atira em Egídio e, por fim, devolve a arma para o lugar”, descreveu Bruno Luperi em um roteiro entregue ao elenco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Previsão macabra de Inácia acontece no final de Renascer e traz José Inocêncio no além com Maria Santa
● Autor de atentado, assassinato e desfecho de Tião Galinha: 3 mistérios revelados no fim de Renascer hoje
● José Inocêncio, Tião e Egídio: Final inédito de 3 protagonistas de Renascer é vazado e põe 1ª versão no bolso
“Eu tinha ele em minha mira… E no último instante eu hesitei. Se eu pudesse imaginá que ele faria o que fez com Marçal e com você, Inocêncio, eu juro que eu num teria errado aquele tiro”, desabafará Mariana. O público, então, recordará como Marçal morreu sendo inocente da acusação: Egídio o jogou em uma fornalha, amarrado e amordaçado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu num admiro o que você fez, Mariana… Mas lhe agradeço por tê salvo a vida de João Pedro e, de certa forma, a minha também”, agradecerá o personagem de Marcos Palmeira, referindo-se ao atentado, já que a chegada dela às margens da cachoeira na hora do crime fizeram Egídio sair fugido usando a fantasia do Bumba.
“Você me salvô quando entrô em minha vida… Eu num podia dêxa de sê grata por isso. Só sei que num quero mais conta com guerra nem com vingança. Quero esquecê a vida que tive… E começá a pensá na vida que quero tê”, concluirá Mariana, que terá redenção na reta final da saga rural.
QUEM MATOU BELARMINO?
Mariana encontrará um propósito quando Teca (Lívia Silva) ler a carta de Marianinha (Gabriella Cristina) e descobrir que elas são parentes. No final do folhetim, virá à tona que Belarmino (Antonio Calloni) foi quem estuprou a irmã de Santinha (Duda Santos).
Teca e Cacau, portanto, são parentes de Mariana, que é neta de Belarmino e perdeu toda a família. “Primas? Eu… Qué dizê que eu tenho uma família?”, vai declarar a personagem de Theresa Fonseca, com lágrimas nos olhos. “Parece que a sorte de Mariana começou a mudar”, detalhou Bruno Luperi no texto da cena de acordo com informações do portal Notícias da TV.
O novelista indicou que imagens de Quitéria (Belize Pombal) e Venâncio (Fabio Lago) dizendo sobre o paradeiro da irmã de Santinha devem ser inseridas quando Mariana estiver lendo a carta de Marianinha, que ficará com o semblante perdido.
“Nisso aquela sequência de adendos do capítulo sete se sucedem ao sabor da direção, contando a parte da história que nós não vimos sobre quem matou Belarmino. Quando voltamos para a cena, vemos Mariana com um semblante perdido, cara de quem tem que desmontar a história como conhece e remontar em um segundo”, escreveu Bruno Luperi.
“Acontece que não foi Venâncio quem botô Marianinha de bucho como esse povo tava pensando… Foi seu avô”, resumirá Teca. As duas vão desvendar também que não foi José Inocêncio quem matou Belarmino, diferentemente do que aconteceu na versão escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993.
“Não. Foi o miolo do Bumba”, dirá Teca, referindo-se a Venâncio, seu bisavô, pai de Santinha e Marianinha. “Para vingar a filha dele… Tua avó”, completará Mariana, concluindo um dos grandes mistérios da trama e inocentando o personagem de Marcos Palmeira de uma vez por todas.
O QUE VAI ACONTECER NO CAPÍTULO DESTA TERÇA-FEIRA (03) EM RENASCER?
Norberto acolhe Lilith e se emociona com a notícia. José Inocêncio, na cadeira de rodas, recusa ajuda de todos para se locomover. Aurora tenta convencer José Inocêncio a ficar com ela, mas ele prefere terminar a relação com a fazendeira. Egídio visita José Inocêncio, fingindo cordialidade.
José Inocêncio fica surpreso com a presença de Mariana em sua casa e não gosta. José Augusto revela ao pai que ele não vai mais andar e ele se revolta com a situação e com os filhos. Morena e Deocleciano consolam João Pedro. Inácia sente um aperto no peito e diz para Teca que a vida da família Inocêncio está nas mãos de Mariana.