Órgão regulador proíbe produto queridinho dos idosos; saiba os riscos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu um decreto urgente proibindo a comercialização de mais de 20 tipos de produtos muito populares entre idosos.
A medida, tomada em fevereiro de 2020, foi tomada após a descoberta de problemas relacionados à fabricação dos produtos e possíveis riscos à saúde, segundo o ‘Portal Correio’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão da ANVISA tem como base a Resolução n° 396/2022, publicada no Diário Oficial da União, que impõe a proibição de 20 tipos de chá.
Além disso, a distribuição, fabricação e propaganda desses produtos, fabricados pela empresa Kampo de Ervas Indústria e Comércio Ltda, também foi proibida.
Segundo a agência, a proibição ocorre devido à presença de espécies vegetais ou partes não autorizadas para uso em alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado da empresa
A Kampo de Ervas, empresa com mais de 25 anos no mercado e uma extensa trajetória na venda de chás, emitiu um comunicado público em resposta à decisão da ANVISA.
Na nota, a empresa explicou que está recolhendo voluntariamente parte de seu portfólio de produtos devido à identificação desses problemas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Kampo de Ervas vem a público comunicar que, a partir desta data, estaremos retirando parte de nosso portfólio da linha de plantas fracionadas. O recolhimento será realizado devido à comprovação da fabricação e comercialização de chás contendo espécies vegetais NÃO autorizadas em alimentos”, destacou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de destacar que o risco associado ao consumo dos produtos é relativamente baixo, a Kampo de Ervas expressou sua preocupação com a segurança e bem-estar dos consumidores.
“À orientação e supervisão de profissionais da saúde especializados na área, o risco decorrente do consumo dos produtos e suas implicações se tornam relativamente baixos para a população”, disse em nota.
Onde a Anvisa atua?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população.
Sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.
A ANVISA estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde.
Seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.