Idosos acima dos 65 anos tem direito a um pagamento mensal no valor de R$1.412 que salva o orçamento e ainda auxilia a acabar com as dívidas deste mês de julho; Saiba agora como solicitar
Muitos idosos não sabem, mas no Brasil, quem tem idade acima de 60 possui direito a um benefício que garante mensalmente um valor de um salário mínimo por mês, atualmente em R$1.412, devido ao reajuste estipulado ainda em dezembro de 2023.
Trata-se do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC -LOAS), do INSS, que graças a Lei nº 8.742, cujo decreto nº 6.214, o pagamento é mais que garantido a esse grupo de brasileiros, desde que seja comprovado a falta de meios de prover suas necessidades básicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como até já mencionamos em matérias anteriores, além dos idosos, esse pagamento também é direcionado à pessoas portadoras de deficiência física, os chamados PCDs.
Pagamentos confirmados
Inclusive, de acordo com o portal UOL, os pagamentos irão iniciar neste mês de julho no próximo dia 25. No total, temos hoje cerca de 5,6 milhões de pessoas que recebem esses valores assistenciais pelo INSS.
Vale mencionar que esse valor pago através do BCP é uma maneira desses idosos conseguirem eliminar as suas dívidas e conseguirem prover as suas necessidades básicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso você já esteja recebendo esse benefício e queira movimentar e consultar valores de forma remota, você consegue fazer isso através do site oficial ou App MEU INSS.
Como o BCP equivale a um salário mínimo mensal, as datas de pagamento seguirão na seguinte ordem neste mês:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final 1: 25 de julho;
Final 2: 25 de junho;
Final 3: 29 de julho;
Final 4: 30 de julho;
Final 5: 31 de julho;
Final 6: 1 de agosto;
Final 7: 2 de agosto;
Final 8: 5 de agosto;
Final 9: 6 de agosto;
Final 0: 7 de agosto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele, entretanto, esse benefício não paga 13º salário e não gera direito à pensão por morte aos dependentes.
Como solicitar o BPC?
O requerimento deste benefício pode ser feito através da internet, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação que não possa ser realizada de forma remota.
Documentos
Os documentos obrigatórios são:
● Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
● Documentos para atualização de cadastro ou atividade.
● Documentos específicos para casos específicos
Pela internet:
1. Acesse o Meu INSS
2. Faça login no sistema, escolha a opção “Novo pedido”
3. Selecione Benefício Assistencial à pessoa idosa.
4. Selecione o campo BPC
5. Atualize todos os dados
6. Vá até o fim da inscrição e acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Consultar Pedidos”.
O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
MAS ATENÇÃO! Manter o cadastro pessoal sempre atualizado, informando um endereço de email e número do telefone celular para receber as notificações do INSS, é extremamente necessário para não sofrer possíveis cortes por suspeita de fraude.