Benefício garantido ao grupo da terceira idade com +60 anos é confirmada e eles estão isentos de usar este documento; confira os detalhes
É fato dizer que, apesar de exigir uma série de cuidados adicionais, principalmente pela idade mais avançada, a terceira idade traz consigo vários benefícios. Em suma, ao chegar nessa fase, o idoso brasileiro passa a contar com muitas vantagens e benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, é comum que para ter o direito garantido, o idoso precise apresentar um documento que comprove a sua idade. Assim, o time de especialistas benefícios do TV FOCO, a partir de uma matéria do portal FDR, traz à tona a situação de isenção aos idosos 60+.
Isenção idosos 60+
Em suma, um comunicado recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), trouxe alegria ao grupo. Ocorre que, os cidadãos devem ser dispensados de apresentar a versão física de um importante documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento em questão se trata da credencial de estacionamento, que possibilita o direito dos idosos de prioridade no momento de estacionar o carro. Em suma, os idosos não precisarão mais apresentar a versão física do documento para garantir o direito.
Apresentação da credencial
- A partir de novembro, os idosos e pessoas com deficiência podem emitir apenas a versão digital da credencial
- O documento estará disponível para emissão no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT);
- Após entrar, o cidadão deve selecionar a opção de “Condutor”;
- Depois, deverá clicar em “Credencial de Estacionamento”;
- Em seguida, será preciso clicar em “Emitir Credencial” e aceitar os termos;
- Além disso, é preciso informar a placa do veículo que deseja estacionar;
- Segundo o Senatran, o idoso pode veicular a credencial tanto ao próprio carro como ao de terceiros;
- Só será possível realizar uma conexão por vez;
- Em seguida, caso precise, será possível trocar o veículo também por meio do aplicativo.
Considerações finais
Em suma, a partir de novembro, idosos e pessoas com deficiência poderão emitir a credencial de estacionamento em formato digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), dispensando a versão física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A credencial pode ser vinculada ao veículo do usuário ou de terceiros e permite trocas pelo próprio aplicativo, facilitando o acesso ao benefício de estacionamento prioritário e promovendo praticidade e inclusão.
Como podemos definir idosos?
O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) – define que a pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos e foi promulgado com o objetivo de garantir direitos das pessoas idosas, em todos os setores, originando a proposição de políticas públicas com foco nas especificidades da pessoa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE