Confira detalhes sobre as dívidas que os 60+ podem contar com isenção
Os idosos do Brasil, mais precisamente aqueles que contam com 60 anos ou mais, contam com diversos direitos e benefícios, onde, a maioria acaba não aproveitando, simplesmente por falta de informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, nesta terça-feira (18), o TV Foco destaca os idosos que são isentos de 4 dívidas que todos pagam. Vamos conferir? As informações são do portal Só Notícia Boa. Acontece que, simplesmente, idosos, aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC e LOAS não precisam pagar juros de cinco tipos de dívidas, com cobranças abusivas e muita gente não sabe. Isto, pois, a Lei do Endividamento, mais conhecida como Lei do Superendividamento, é direcionada sobretudo aos idosos e segurados do INSS.
Vale falar ainda sobre a importância de saber se a dívida em aberto se enquadra no tipo em que idosos podem contar com a isenção dos juros. Como: água, energia, gás, empréstimos de bancos e financeiras e boletos de consumo. Detalhe: as dívidas deverão ser renegociadas e quitadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de tudo, vale falar que a Lei do Superendividamento estabelece limites para as instituições de crédito quando oferecem propostas aos clientes. A possibilidade de isenção de dívida inclui apenas algumas contas em aberto, por exemplo:
Água;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Energia/Luz;
Telefone;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gás;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Boletos e carnês de consumo;
Empréstimos com bancos e financeiras;
Além disso, das contas citadas, 4 podem ter isenção, como contas de água, luz, telefone, gás; boletos e carnês de consumo.
Quais são os benefícios dos idosos?
Ainda no que diz respeito aos benefícios dos idosos, muita gente não sabe, mas Idosos maiores de 60 anos tem direito à meia-entrada e para assistir filmes em determinados cinemas, basta escolher o tipo de ingresso meia-entrada (ou Senior, se houver essa opção) durante o processo de compra e, no campo do nº do documento, colocar a numeração do seu RG ou de um documento oficial com foto.
A meia entrada está prevista no artigo 23 do Estatuto do Idoso que determina: “A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinquenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais”.
Ou seja, se você é um idoso no Brasil que conta com 60 anos ou mais, sem dúvidas, está cheio de motivos para comemorar.