Falência de plano de saúde abala milhares de idosos e traz impactos gerados para o sistema de saúde suplementar no Brasil
A falência de um dos maiores planos de saúde voltados à terceira idade no país foi um golpe inesperado para cerca de 35 mil beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 2017, a Justiça decretou a falência da All Saúde, após uma série de adversidades operacionais e financeiras, afetando especialmente idosos, que representavam 80% da carteira de segurados.
O episódio causou comoção e acendeu o alerta sobre a fragilidade da regulação do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a partir de informações coletadas por meio do portal Correio do Estado de Minas, a equipe especializada em saúde complementar e leis do TV Foco traz mais detalhes dessa situação e as consequências geradas.
MAS ATENÇÃO! Embora exista um plano de saúde ativo, com o mesmo nome, em São Paulo, o mesmo não tem nenhuma ligação com a empresa mencionada nesta matéria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dívida de R$2BI e Banco Central ciente: Banco n°1 de Curitiba sofre falência devastadora após 50 anos no PR
3,2 B em dívidas e 2 falências: Supermercado nº1 é levado ao buraco e devasta país após colapso
Pedido de socorro e dívida de R$2,13B: Gigante do café apela contra falência após se afundar em BH-MG
Uma bomba no colo dos idosos:
Sem aviso prévio, clientes da All Saúde — muitos em tratamento contínuo — foram surpreendidos com o encerramento abrupto das atividades da operadora em Belo Horizonte, MG.
A interrupção no atendimento gerou caos e indignação, com relatos de pacientes desamparados, em meio a um sistema de saúde pública sobrecarregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os bastidores de uma falência polêmica:
Mas, o Judiciário ainda não concluiu o processo, mesmo após decretar a falência há oito anos:
- Em meio a disputas entre credores, fornecedores e trabalhadores, o caso se arrasta na 2ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, sob o número 5113435-59.2017.8.13.0024.
- Credores acusam os administradores judiciais de retardar propositalmente o processo para manter o controle sobre os ativos e continuar recebendo honorários.
Atualmente, dois escritórios lideram a administração da massa falida:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Paoli Balbino & Balbino, de Otávio Paoli Balbino;
- Osmar Brina & Sérgio Mourão Advogados, de Sérgio Mourão Corrêa Lima.
Eles respondem por mais de 80 processos de falência e recuperação judicial em Minas Gerais.
Contudo, a nova legislação do setor veda a administração de múltiplas falências com dívidas acima de 100 mil salários mínimos, o que pode colocar em xeque a legalidade da condução do caso.
Suspeitas de irregularidades e desvio de patrimônio:
A apuração feita com exclusividade pelo Estado de Minas apontou indícios de irregularidades patrimoniais.
O imóvel-sede da All Saúde, na Rua dos Caetés, continuava sendo utilizado por outras empresas após a falência da operadora.
A fim de evitar a dilapidação dos bens, a Justiça determinou a arrecadação de seis pavimentos do Hotel Itatiaia, no centro da capital mineira, além de um inventário de:
- Equipamentos médicos;
- Móveis;
- Insumos localizados na antiga sede.
A versão da defesa:
O escritório Paoli Balbino & Balbino se manifestou, ainda em maio de 2023, negando qualquer tipo de protelação no processo.
Afirmou que “os atuais ativos disponíveis em favor da massa falida são insuficientes para a realização de pagamento da integralidade dos credores”.
O antigo proprietário da All Saúde também defendeu que a falência foi provocada pelo “excesso de intervenções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”, que, segundo ele, inviabilizaram financeiramente a continuidade das operações.
Impacto nos segurados:
Conforme dito acima, idosos com mais de 60 anos, muitos em situação de vulnerabilidade, compunham a maior parte dos beneficiários afetados.
Em casos como esse, os consumidores podem recorrer à Justiça para solicitar reembolso ou pleitear a transferência para outro plano, com respaldo do Código de Defesa do Consumidor.
O auxílio de advogados especializados e o apoio de entidades de defesa do consumidor são essenciais nesse processo.
Quais são as atualizações do caso da falência do All Saúde?
Até este mês de abril de 2025, o processo da falência da All Saúde continua sem desfecho.
Não foram divulgadas atualizações relevantes em relação à conclusão da liquidação dos bens ou à indenização dos segurados.
O drama continua, especialmente para os ex-clientes que foram obrigados a buscar alternativas para garantir assistência médica.
Veja algumas reclamações captadas pelo Reclame Aqui:
Conclusões:
Em suma, o drama de beneficiários em meio à falência de um dos maiores planos de saúde do país afetou principalmente os idosos com mais de 60 anos.
Por fim, o caso segue sem atualizações. Mas, para saber mais casos similares a esse, clique aqui*.