EM BOA HORA!
Idosos 60+ soltando fogos hoje (03): Nova lista de benefícios incríveis é confirmada no Governo Lula
03/09/2024 às 7h00
Idosos 60+ ganham novos benefícios autorizados pelo Governo Lula e situação faz com que milhares soltem fogos de artificio nesta terça-feira (03); Saiba quais e como funciona
Com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida dos brasileiros, ainda mais os que já atingiram a idade dos 60+, em meio ao Governo Lula foi autorizada uma série de benefícios para esses cidadãos. De acordo com o portal FDR, essas vantagens são oferecidas por meio de um documento batizado de carteira do idoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento foi criado para que o idoso consiga acessar esses mesmos benefícios de forma prática. Inclusive, a comprovação do direito é realizada apenas por meio da apresentação da carteira. Porém, o documento passou por uma recente modificação, simplificando a emissão do documento e levando maior praticidade para os idosos.
Por meio deste documento, esses mesmos idosos conseguem acessar benefícios como: transporte público, viagens interestaduais gratuitas, atendimento jurídico prioritário e a até mesmo o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso a renda mensal se enquadre no critério do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tais benefícios caem como uma “mão na roda” na vida desses mesmos idosos que podem aproveitar tais vantagens ainda nesta terça-feira (03).
Veja como tirar o documento
Para emitir sua carteira do idoso, o cidadão precisa acessar o site criado pelo Governo Federal para a liberação do documento e a plataforma está disponível através deste link.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao entrar, o cidadão precisa utilizar a sua conta Gov.br para acessar o sistema e caso não possua o cadastro, o idoso consegue criá-lo gratuitamente no próprio site.
Após entrar, ele deve preencher um formulário com os seus dados pessoais. Serão solicitados os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência atualizado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Suspensão: Nova lei de Lula chega com alerta máximo à poupança e atinge em cheio a Caixa
● Nova lei da CNH com isenção aos idosos 60+ chega em 2024 em apenas 2 passos simples
● Detran em alerta: Nova lei da CNH crava 2 proibições para motoristas 60+ em 2025
Por fim, caso os dados informados estejam corretos, o cidadão poderá imprimir o documento e utilizá-lo no cotidiano para ter acesso aos benefícios.
Colaboração de todos
Falando de direitos, de acordo com o portal Agência Brasil, participar dos Conselhos de Usuários(as) de Serviços Públicos do O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é muito importante para ajudar a sua comunidade a ter serviços públicos mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.
Qualquer pessoa que utilize determinado serviço pode se inscrever para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), os(as) conselheiros(as) podem responder a consultas sobre os serviços e também apresentar propostas de melhorias.
O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, basta se voluntariar por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários(as) de Serviços Públicos.
Qual a lei da carteirinha do idoso?
De acordo com o portal TJDFT, o estatuto do idoso, através da lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais, entre outros direitos.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.