Lei da CNH faz com que aposentados sejam afetados por nova regra
Os motoristas idosos de todo o Brasil vão precisar se atentar a essa lei da CNH que está em vigor em todo o território nacional e o Detran de sua região já deve está aderindo a ela. Quem não estiver por dentro, pode sofrer com as consequências.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser tirada por pessoas que completaram 18 anos e conforme regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ela é válida por 10 anos e quando estoura o tempo, ela precisa ser renovada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa regra vale para pessoas até 49 anos e é aí que motoristas mais velhos precisam se atentar. Conforme informações do BM&C News, pessoas que já estão com 50 anos ou mais, essas regras não se aplicam, e abaixo listamos qual é o tempo de faixa erá para pessoas com 50, 55, 60, 65 e 70 anos.
- Renovação aos 50 anos: agora a cada cinco anos.
- Aos 70 anos ou mais: a renovação acontece a cada três anos, podendo incluir avaliações adicionais conforme determinação médica.
- Descontos: Para motoristas entre 50 e 70 anos, é concedido um desconto de 50% nas taxas de renovação.
Se você já passou dos 50 anos, é bom prestar atenção a essa lei, afinal, ser pego dirigindo com carteira vencida é passível de multa. Então, para evitar doer no bolso, é necessário atenção.
A CNH SUBSTITUI O RG?
Apesar de não substituir a Carteira de Identidade Nacional para fins de identificação civil, a CNH pode ser utilizada como documento de identificação em algumas situações, desde que esteja dentro do prazo de validade e seja aceita pelo órgão ou instituição solicitante. É por isso que é comum as pessoas usarem a CNH como um documento com foto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE