Benefícios sociais: 3 surpresas caem como presente para os idosos brasileiros
Os idosos brasileiros são alvos de diversos benefícios assistenciais criados pelo Governo Federal, que é responsável por trazer uma melhor qualidade para aqueles que tanto contribuíram com o passado de nosso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, com direito a nada mais, nada menos que uma nova lei com gratuidade em shoppings, 2 cartões salvadores e abono de 1 mil, vocês saberão agora o que os idosos terão direito, a partir das 3 vitórias anunciadas. Vamos conferir?
A fonte é do portal da Câmara, que anunciou que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que garante gratuidade ao idoso em estacionamentos privados e públicos em que haja sistema rotativo pago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resumo, a proposta que irá beneficiar os idosos, visa deixar até os estacionamentos dos shoppings de graça para os idosos. Conforme o que foi divulgado, o texto ainda determina a pena de seis meses a um ano de detenção e multa para quem discriminar idosos, impedindo ou dificultando o seu acesso às vagas de estacionamento.
Contudo, a proposta ainda está sujeita à apreciação do Plenário, devendo ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda boa notícia é a criação do cartão de ônibus do idoso, que garante a gratuidade no transporte público coletivo, como ônibus e metrô, para pessoas com 60 anos ou mais e também do cartão do estacionamento.
Assim, todos precisam saber que, para pedir o cartão do idoso, basta criar um cadastro no site de atendimento da SPTrans, fornecendo informações como RG, CPF, comprovante de residência e uma foto recente. O cartão, válido por 5 anos, será enviado para o endereço cadastrado. Já para os idosos entre 60 e 64 anos, o benefício é automático caso já possuam o Bilhete Único.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro terceiro alerta foi o pagamento um abono de 1 mil reais aos idosos, que segundo o que foi divulgado pela Folha de São Paulo, será pago ao aposentado que pode ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep caso atenda as condições para receber o benefício.
Quais os critérios para receber o pis e pasep?
Tem direito ao abono salarial quem, no ano-base, o trabalhador que:
- Exerceu atividade remunerada com carteira assinada por ao menos 30 dias
- Recebeu até dois salários mínimos, em média, por mês
- Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
- Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Rais e no eSocial. Ou seja, é vitória que não acaba mais.