Para comemorar
Vitória aos IDOSOS e aposentados em festa: Nova lei aprovada, fim das dívidas e ordem crucial aos bancos
18/12/2023 às 6h57
Os aposentados e os idosos estão comemorando com a nova lei aprovada e o fim das dívidas
Uma nova lei aprovada está deixando os idosos e aposentados em festa, já que podem ver o fim das dívidas mais próximo e precisam ficar atentos a ordem crucial aos bancos, para ficar por dentro de todas as novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim de ano está chegando e com ele há mais contas para pagar, principalmente por conta das festas, que se juntos com as dívidas mensais e por muitas vezes acabam pesando no bolso de todos os brasileiros.
De acordo com o portal ‘Jornal JF’, o ex-presidente Jair Bolsonaro aprovou a Lei 14.181, que tem como objetivo estabelecer uma série de medidas para evitar o superendividamento dos consumidores no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com ela, há uma maior proteção para aqueles que estão com dívidas e enfrentam muitas dificuldade para pagá-las, mas também possui uma série de instrumentos para que os cidadãos cheguem em um estado quase que irreversível.
A Lei 14.181 é para aquelas pessoas de boa-fé que manifestaram a impossibilidade de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, sem que o as coisas básicas, como alimentação, seja afetada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das medidas é uma espécie de recuperação judicial, que é praticada pelas empresas que estão evitando a sua falência, e esse termo foi muito ouvido em 2023, até mesmo como grandes empresas.
No caso dos idosos e aposentados endividados, eles terão que solicitar ao Judiciário a instauração de um processo para revisão dos contratos e então apresentar um plano de pagamento das dívidas em no máximo 5 anos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei da CNH com isenção aos idosos 60+ chega em 2024 em apenas 2 passos simples
● Detran em alerta: Nova lei da CNH crava 2 proibições para motoristas 60+ em 2025
● Canetada histórica de Lula: Nova lei do cartão de crédito em vigor hoje (21/11) salva CLTs em 2024
Outra medida é que o valor mínimo da renda que uma pessoa precisa para ter os custos essenciais não deve ser utilizada para quitar as dívidas, por tanto a pessoa não vai contrair novas dívidas para pagar luz e água, por exemplo.
Por fim, uma ordem crucial dada aos bancos foi o assédio ou pressão pelas instituições financeiras para tentar seduzir os consumidores com ofertas, principalmente para os idosos ou pessoas que estão em situação vulnerável.
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ainda revelou que caso alguém se sinta pressionado, é recomendado denunciar a instituição financeira ou até mesmo fazer uma reclamação ao Banco Central.
Quantos brasileiros estão com dívidas não pagas?
De acordo com a Serasa, mais de 71 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência, e por conta disso o órgão prepara algumas feiras ao longo do ano para os cidadãos tentarem se livrar das dívidas.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: