VITÓRIA
Vitória aos idosos e aposentados em festa: Nova lei aprovada, fim das dívidas e ordem cravada aos bancos
21/04/2024 às 18h06
Nova lei traz renegociações às dívidas dos idosos e fim aos juros excessivos
Hoje falaremos sobre uma nova lei aprovada que está deixando os idosos e aposentados em festa, já que podem ver o fim das suas dívidas mais próximo e precisam ficar atentos a ordem crucial aos bancos, para ficar por dentro de todas as novidades. Confira mais detalhes a seguir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o portal ‘Jornal JF’, a Lei 14.181 visa estabelecer uma série de medidas para evitar o superendividamento dos consumidores no Brasil. Com ela, há uma maior proteção para aqueles que estão com débitos e enfrentam muitas dificuldades para pagá-los, mas também possui uma série de instrumentos para que os cidadãos cheguem em um estado quase que irreversível.
A Lei do Superendividamento é para aquelas pessoas que, de boa-fé, manifestaram a impossibilidade de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo. Assim, fazendo um planejamento de quitação desses débitos, mas, sem que as coisas básicas, como alimentação, sejam afetadas. Confira a seguir quais são as contas que podem ser renegociadas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- contas de água, luz, telefone, gás;
- boletos e carnês de consumo;
- empréstimos com bancos e financeiras;
- crediários e parcelamentos em geral.
No caso dos idosos e aposentados endividados, eles terão que solicitar ao Judiciário a instauração de um processo para revisão dos contratos e então apresentar um plano de pagamento das dívidas em no máximo 5 anos. Dessa forma, será feita a renegociação entre as partes, onde o idoso pode zerar as taxas e juros do débito.
Quitando as dívidas sem passar apertos financeiros
Outra medida é que o valor mínimo de renda necessário para suprir as necessidades básicas não devem ser usado para quitar as dívidas. Dessa forma, a pessoa não terá novas dívidas para pagar luz e água, por exemplo. Essa lei, sem sombra de dúvidas, é uma grande vitória que deve ser comemorada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ordem aos bancos
Por fim, uma ordem crucial dada aos bancos foi o assédio ou pressão pelas instituições financeiras para tentar seduzir os consumidores com ofertas, principalmente para os idosos ou pessoas que estão em situação vulnerável.
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ainda revelou que caso alguém se sinta pressionado, é recomendado denunciar a instituição financeira ou até mesmo fazer uma reclamação ao Banco Central.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Nova lei e Detran ciente: Exame médico obrigatório é confirmado à lista de motoristas 50+ em 2025
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
Quem é o idoso no Brasil?
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]