Idosos com mais de 60 anos devem seguir algumas regras para continuar em dia com a CNH; entenda o que pode acontecer
Muitas pessoas possuem dúvidas em relação aos idosos que dirigem e à permissão para terem CNH, ou seja, carteira de motorista. Por alguns terem reflexos um pouco mais lentos que adultos mais jovens, os motoristas de idades mais avançadas podem lidas com algumas restrições referentes à direção.
Não existe uma idade limite para que pessoas dirijam. Na legislação, pessoas a partir de 18 anos podem dirigir, mediante CNH, mas não há uma proibição para idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
REDUÇÃO NO PRAZO
O que é existe é uma redução no prazo de renovação da carteira de habilitação, que garante que o idoso ainda esteja com as funções motoras em pleno funcionamento. É natural que os reflexos e as habilidades no volante vão ficando menos apurados com o passar do tempo, por isso é necessário ter certeza de que a pessoa está apta para realizar essa atividade.

Carteira de habilitação brasileira (Foto: Rodrigo Sanches/Exame)
Para pessoas entre 50 e 70 anos, a renovação da CNH cai de 10 anos para 5 anos. Para quem passou dos 70, o prazo cai ainda mais: 3 anos. Essa é a garantia de que as funções motoras do habilitado estão em sua plenitude e não aconteça um acidente na estrada, por exemplo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Facão à solta no Bolsa Família e BPC do INSS: 2 benefícios tem mais de 4M pagamentos bloqueados no Brasil
● Adeus, IPTU: Nova lei anunciada em SP em abril chega para trazer isenção a +1 grupo de paulistas em 2025
● Adeus: O fechamento de loja enorme, rival da Cacau Show, em Curitiba, PR, após 18 anos e substituta confirmada
Vale ressaltar que deficiências mentais e até físicas podem acontecer com o tempo, mas avaliações devem garantir que o idoso continue dirigindo o tempo que quiser. É por isso que não existe um prazo para alguém ser proibido de dirigir.
QUAL É O MOMENTO DO IDOSO PARAR DE DIRIGIR?
De acordo com o Estadão, o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Flavio Adura, explica que o Código Nacional de Trânsito prevê que o prazo de renovação da carteira pode ser reduzido pelo médico quando houver indício de deficiência física ou de doença progressiva que afetem a capacidade de dirigir do idoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prazo de renovação da CNH do idoso é maior (Foto: Reprodução/Revista Carro)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE