ALERTAS

De SP ao RJ de graça: Idosos acima de 60 anos já podem arrumar as malas pois se livraram de 3 pagamentos HOJE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

SP e RJ e idosos comemorando isenção (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Já pensou ir de SP ao RJ de graça? Grupos de idosos acima de 60 anos de idade têm direito a passagem interestadual de graça

Ao chegar na melhor idade, termo usado para idosos que completam 60 anos, existem alguns benefícios que garantem vantagens incríveis, onde é possível e livrar de 3 pagamentos e o melhor, hoje (09) de julho, por exemplo, pois já está em vigor!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O artigo 39 da lei 10.741/2003 do Estatuto da Pessoa Idosa prevê apenas que pessoas com 65 anos ou mais não paguem para andar de ônibus e metrô. Só que em algumas cidades e estados, a gratuidade no transporte público coletivo foi regulamentada para quem tem idade entre 60 e 64 anos também possa usufruir desse benefício de acordo com informações do portal G1.

Em São Paulo, por exemplo, os idosos com 65 anos ou mais devem solicitar o Bilhete Único da Pessoa Idosa. Já as pessoas com idade entre 60 a 64 anos têm o benefício disponível, mas no Bilhete Único que já possuem. Já em relação as viagens interestaduais, nem todos os idosos têm direito à passagens gratuitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O artigo 40 do Estatuto da Pessoa Idosa prevê a quantia de dois assentos gratuitos para pessoas com idade a partir de 60 anos. Esse benefício para viagens entre estados diferentes pode ser concedido desde que seja comprovado renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Outro ponto é que caso as duas vagas já estejam ocupadas, é possível conseguir um desconto de 50% no valor das passagens. Portanto, pode arrumar as malas que uma viagem de SP para o RJ ou em outro estado brasileiro com chances de não pagar nada, já é uma realidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Transporte de graça aos idosos (Foto: Reprodução / Canva)

MEDICAMENTO DE GRAÇA?

Acontece que cabe ao Governo Federal, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, oferecer gratuitamente medicamentos, especialmente, os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular, que garante medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto de acordo com informações do portal Pronatec. Também é oferecido fraldas geriátricas para incontinência.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse programa, os medicamentos gratuitos são para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais, além de remédios subsidiados para outras seis doenças, com o Ministério da Saúde cobrindo até 90% do custo. Para os pacientes acamados ou impossibilitados de comparecerem ao estabelecimento, o representante legal pode ir ao local levando a documentação que comprove o fato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No site oficial do portal GOV, os idosos podem conferir a lista de farmácias credenciadas (localizando as mais próximas de suas residências), além da lista completa de medicamentos e insumos disponíveis que os idosos e também beneficiários dos programas sociais do Governo Federal têm direito.

Idosos, bem como a população de baixa renda, têm direito a medicação gratuita por meio da Farmácia Popular (Foto: Reprodução / Gov)

IDOSOS TÊM DIREITO A ACADEMIA GRATUITA?

O Sesc (Serviço Social do Comércio) possui aulas de condicionamento físico para uma saúde melhor e menos cansaço no cotidiano aos idosos. Para ter acesso às mais variadas opções de lazer no Sesc, é necessário fazer o que eles chamam de Credencial Plena, que atua da mesma forma que uma carteirinha para associados.

De acordo com informações do próprio portal do Sesc, todas as pessoas que possuem vínculo empregatício com empresas privadas do comércio, serviços e turismo podem se credenciar. Isso inclui funcionários com registro em carteira, trabalhadores temporários, estagiários e aposentados das mais variadas empresas, como lojas, padarias, farmácias, hospitais e escolas particulares, condomínios, empresas de teleatendimentos e muitas outras.

No Sesc de Campinas, por exemplo, existem aulas de condicionamento Físico Aquático (Hidroginástica) e Práticas Aquáticas, além disso em diversas unidades existem academias disponíveis para o uso público e de graça.

Para verificar quais atividades gratuitas nas áreas de educação, cultura, lazer, assistência e saúde no Sesc mais próximo é preciso consultar as atividades que são divulgadas nos sites e redes sociais da Instituição em cada estado.

Hidroginástica, academia Sesc e idosos (Foto: Reprodução / Canva)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile