iFood decreta fim de serviço aclamado no Brasil deixando milhares de empreendedores no chão com a notícia. A empresa emite um comunicado oficial e crava o encerramento da atividade
Quando o assunto são os aplicativos de delivery, sem sombra de dúvidas, o primeiro que vem na cabeça é o iFood. É inegável o quão grande e famosa é a plataforma, sendo uma das mais populares no país. No entanto, recentemente a empresa cravou um anúncio oficial e confirmou o fim de um serviço aclamado no Brasil. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante mencionar que, o fim desse serviço impacta diretamente a todos os restaurantes que tinham contrato com a empresa, e agora, novas regras serão implantadas. Acontece que, segundo informações do portal institucional do iFood, a gigante dos deliverys encerrou os contratos de exclusividade com restaurantes de redes com mais de 30 lojas.
As informações são conta de que, no dia 30 de setembro de 2023, o iFood fez cumprir o acordo realizado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE, que zela pela livre concorrência de mercado) em fevereiro de 2023. Os contratos garantiam exclusividade do restaurante ao iFood, com os comércios não podendo assinar com outras empresas de delivery.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado da empresa
Segundo o Vice-Presidente do iFood, Arnaldo Bertolaccini, o objetivo é que eles busquem outras formas de conseguir o crescimento: “Desde a assinatura do acordo, estamos focados em implementar uma estratégia robusta para seguir crescendo e gerando resultados positivos”, declarou.
Ainda segundo ele: “Mesmo sem a exclusividade, continuaremos ajudando nossos parceiros com mais de 30 lojas a prosperar no delivery e oferecendo produtos e serviços relevantes para o perfil de pequenos e médios empreendedores, que representam 70% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que mudou, na prática, é que o restaurante além de não ter mais que usar apenas os serviços do iFood, desde a data mencionada, também não ia possuir mais alguns benefícios e descontos contratuais, mas, em contrapartida, as empresas podem garantir ter mais de um aplicativo fazendo os serviços de entrega.
Por fim, vale destacar que, tudo isso aconteceu após um processo iniciado em 2020 no Cade. O Rappi, um concorrente do iFood, pediu essa investigação e envolveu outras empresas do setor. O argumento do Rappi era de que o modelo de exclusividade do iFood dificultava a concorrência no mercado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Queridinha da Honda, Susuki e mais: 5 motos incríveis por R$ 5 mil com melhor custo do Brasil em 2024
● Aposentados soltam fogos com nova informação da antecipação do 13º salário do INSS em 2 passos
● Suga a gordura no fígado: 1 único ingrediente popular salva idosos 60+ regulando até o colesterol
Qual o aplicativo mais baixado do mundo?
O TikTok foi o aplicativo móvel mais baixado em 2023 no mundo, com 1 bilhão de downloads na soma das lojas App Store e Google Play, informa a AppMagic. Desde o seu lançamento oficial, em 2016, o TikTok acumula 5,17 bilhões de downloads. O mercado com maior participação em downloads do TikTok é a Índia (12%), seguido por China (11%), EUA (9%), Indonésia (8%) e Brasil (6%).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE