Exigências
R$ 815 milhões e exigência de fim de serviço: Ifood sofre a mesma ‘maldição’ da Uber com 2 terrores no Brasil
22/01/2024 às 6h58

Ifood sofre o mesmo problema da Uber no Brasil, com multa de mais de 800 milhões de reais
O Ifood sofre a mesma ‘maldição’ da Uber, com 2 terrores do Brasil, com exigência de fim de serviço e todos os consumidores e trabalhadores precisam ficar por dentro dos detalhes para não serem pegos de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os aplicativos cresceram muito nos últimos anos, principalmente no momento da pandemia da Covid-19, onde as pessoas evitavam sair de casa e faziam pelo celular, como pedir comida e também realizar as compras no mercado.
De acordo com o portal ‘Campo Grande News’, a Adecon (Associação de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) protocolou uma ação contra o Ifood, para que parem de cobrar uma taxa de serviço que é estipulada no aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aplicativo cobra uma taxa adicional pelo serviço (Reprodução: Internet)
Ainda segundo o site, a entidade está pedindo um pagamento de R$815 milhões, por conta de uma condenação por danos morais coletivos, onde a ação já foi protocolada na Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande.
Apesar de estar sendo feita no Mato Grosso do Sul, a tendência é que qualquer mudança atinja a empresa em todo o país, já que ela possui o mesmo sistema no Brasil inteiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, 1h de almoço: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera 2h de pausa à lista para salvar CLTs
● Prisão, falência e interdição da ANVISA: O fim escandaloso de farmácia nº1 em SP e choque de paulistas
● Zema já sabe: Nova lei da CNH em Belo Horizonte, MG, traz fim das idas ao Detran e substituto em vigor
Segundo a Adecon, o Ifood cobra uma taxa de serviço de forma abusiva, o que contraria o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, já que é cobrada um percentual do valor da compra, quando não atinge um valor mínimo arbitrado pelo aplicativo.

Ifood está sendo acusado de infligir um dos artigos do Código de Defesa ao Consumidor (Reprodução: Internet)
A requerida não tem direito de cobrar gorjetas compulsórias dos seus clientes, ela está se aproveitando do nome e imagem dos seus parceiros (verdadeiros prestadores dos serviços) para receber valores indevidos”, disparou a entidade.
A Uber também está passando por um processo parecido, já que de acordo com o portal ‘Uol’, foi condenada em primeira instância a pagar uma indenização de 1 bilhão de reais pela justiça, por não contratar os seus motoristas.
Por tanto, ambos os aplicativos estão vivendo momentos de terror no Brasil e vão precisar se adequar para seguir no país sem mais problemas.

Uber vai recorrer a decisão da Justiça (Reprodução: Internet)
Quando o Ifood foi fundado?
O Ifood, um dos principais aplicativos para pedir comida e compras no mercado, foi fundado no dia 15 de maio de 2011.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: