Ifood sofre o mesmo problema da Uber no Brasil, com multa de mais de 800 milhões de reais
O Ifood sofre a mesma ‘maldição’ da Uber, com 2 terrores do Brasil, com exigência de fim de serviço e todos os consumidores e trabalhadores precisam ficar por dentro dos detalhes para não serem pegos de surpresa.
Os aplicativos cresceram muito nos últimos anos, principalmente no momento da pandemia da Covid-19, onde as pessoas evitavam sair de casa e faziam pelo celular, como pedir comida e também realizar as compras no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Campo Grande News’, a Adecon (Associação de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) protocolou uma ação contra o Ifood, para que parem de cobrar uma taxa de serviço que é estipulada no aplicativo.
Ainda segundo o site, a entidade está pedindo um pagamento de R$815 milhões, por conta de uma condenação por danos morais coletivos, onde a ação já foi protocolada na Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de estar sendo feita no Mato Grosso do Sul, a tendência é que qualquer mudança atinja a empresa em todo o país, já que ela possui o mesmo sistema no Brasil inteiro.
Segundo a Adecon, o Ifood cobra uma taxa de serviço de forma abusiva, o que contraria o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, já que é cobrada um percentual do valor da compra, quando não atinge um valor mínimo arbitrado pelo aplicativo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
A requerida não tem direito de cobrar gorjetas compulsórias dos seus clientes, ela está se aproveitando do nome e imagem dos seus parceiros (verdadeiros prestadores dos serviços) para receber valores indevidos”, disparou a entidade.
A Uber também está passando por um processo parecido, já que de acordo com o portal ‘Uol’, foi condenada em primeira instância a pagar uma indenização de 1 bilhão de reais pela justiça, por não contratar os seus motoristas.
Por tanto, ambos os aplicativos estão vivendo momentos de terror no Brasil e vão precisar se adequar para seguir no país sem mais problemas.
Quando o Ifood foi fundado?
O Ifood, um dos principais aplicativos para pedir comida e compras no mercado, foi fundado no dia 15 de maio de 2011.