Exigências

R$ 815 milhões e exigência de fim de serviço: Ifood sofre a mesma ‘maldição’ da Uber com 2 terrores no Brasil

Ifood sofre a mesma maldição da Uber (Reprodução: Montagem TV Foco)

Ifood sofre a mesma maldição da Uber (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ifood sofre o mesmo problema da Uber no Brasil, com multa de mais de 800 milhões de reais

O Ifood sofre a mesma ‘maldição’ da Uber, com 2 terrores do Brasil, com exigência de fim de serviço e todos os consumidores e trabalhadores precisam ficar por dentro dos detalhes para não serem pegos de surpresa.

Os aplicativos cresceram muito nos últimos anos, principalmente no momento da pandemia da Covid-19, onde as pessoas evitavam sair de casa e faziam pelo celular, como pedir comida e também realizar as compras no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Campo Grande News’, a Adecon (Associação de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) protocolou uma ação contra o Ifood, para que parem de cobrar uma taxa de serviço que é estipulada no aplicativo.

O aplicativo cobra uma taxa adicional pelo serviço (Reprodução: Internet)

Ainda segundo o site, a entidade está pedindo um pagamento de R$815 milhões, por conta de uma condenação por danos morais coletivos, onde a ação já foi protocolada na Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de estar sendo feita no Mato Grosso do Sul, a tendência é que qualquer mudança atinja a empresa em todo o país, já que ela possui o mesmo sistema no Brasil inteiro.

Segundo a Adecon, o Ifood cobra uma taxa de serviço de forma abusiva, o que contraria o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, já que é cobrada um percentual do valor da compra, quando não atinge um valor mínimo arbitrado pelo aplicativo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ifood está sendo acusado de infligir um dos artigos do Código de Defesa ao Consumidor (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A requerida não tem direito de cobrar gorjetas compulsórias dos seus clientes, ela está se aproveitando do nome e imagem dos seus parceiros (verdadeiros prestadores dos serviços) para receber valores indevidos”, disparou a entidade.

A Uber também está passando por um processo parecido, já que de acordo com o portal ‘Uol’, foi condenada em primeira instância a pagar uma indenização de 1 bilhão de reais pela justiça, por não contratar os seus motoristas.

Por tanto, ambos os aplicativos estão vivendo momentos de terror no Brasil e vão precisar se adequar para seguir no país sem mais problemas.

Uber vai recorrer a decisão da Justiça (Reprodução: Internet)

Quando o Ifood foi fundado?

O Ifood, um dos principais aplicativos para pedir comida e compras no mercado, foi fundado no dia 15 de maio de 2011.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile