CONFIRA
Aviso IMPORTANTE: FGTS pode ter novo saque com uso surpreendente e muito necessário
23/03/2023 às 19h57
A partir de agora o funcionário pode ter um novo saque no FGTS e ele pode ser bem necessário aos trabalhadores
As empresas que contratam funcionários sob o regime da Consolidação de Leis do Trabalho, conhecida como CLT, devem transferir uma parte do salário do empregado à conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E com isso, a cada mês que passar, os menores e jovens aprendizes irão ter 2% de seu salário acumulado ao FGTS, enquanto dos outros funcionários terão 8%. Inclusive, o saldo acumulado com o passar dos anos, poderá ser sacado em determinadas situações.
E a grande novidade é que atualmente, segundo o Projeto de Lei 55.2023 prevê que o Fundo de Garantia possa ser sacado para cobrir custos com a reprodução assistida, que também é chamada de reprodução humana assistida, que para quem não sabe, nada mais é do que procedimentos que usam a manipulação in vitro para que as chances de gravidez sejam mais altas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Vale ressaltar que segundo informações, o valor recebido é reservado para que o trabalhador não fique desamparado financeiramente. E então existe o saque calamidade, que pode ser usado quando a pessoa estiver precisando por causa de situações precárias causadas até por fenômenos naturais.
Inclusive, também existe o saque-aposentadoria, que só pode ser feito quando o funcionário se aposentar, assim como o saque-aniversário, que é retirado apenas no dia do aniversário e o rescisório, que é quando a demissão é feita sem justa causa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE MUDA A PARTIR DE AGORA COM A NOVA APROVAÇÃO DO PL?
Com a nova aprovação do PL, o saque do FGTS ganha mais uma modalidade. A proposta foi feita pelo deputado Fernando J. de Souza Marangoni e com isso, o Fundo de Garantia poderá ser usado para cobrir os gastos como a reprodução assistida.
Sendo assim, a aprovação desta lei do FGTS inclui essa nova modalidade no salto, mas, vale ressaltar que o projeto ainda está em análise na Câmara dos Deputados e precisa passar pelas comissões responsáveis.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]