Empresa teve sua frota de veículos incendiada e decretou falência após prejuízo
Uma empresa conhecida no mercado teve que declarar falência após seus veículos pagarem fogo. Pode parecer um absurdo, mas graças a um problema, ela perdeu toda uma frota por conta de incêndios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem acompanha o mercado, sabe que uma empresa pode ter que decretar falência pelos mais variados motivos. E o que vamos falar hoje não teve relação com endividamento ou má administração, e sim um prejuízo enorme.
A VanMoof teve um prejuízo de quase 80 milhões (R$ 400 milhões) de euros em 2021 e terminou o ano de 2022 com uma dívida de 144 milhões de euros (R$ 772 milhões).
Conforme informações do Exame, no dia 28 de junho de 2023, a gigante VanMoof, que ficou conhecida por seu sucesso com venda de bicicletas elétricas, teve falência decretada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo da falência, é por conta do número absurdo de clientes que compraram bicicletas elétricas em que as baterias pegaram fogo. A empresa emitiu um documento explicando a situação aos consumidores e fornecedores.
O QUE FEZ AS BIKES ACABAREM INCENDIADAS?
Uma vez que as baterias são de íon de lítio, pode ocorrer uma fuga térmica. Sendo assim, elas acabam expelindo uma fumaça tóxica e necessitam de um grande volume de água para que o processo seja cessado. Mas, a energia ainda segue armazenada dentro dessas baterias e esse processo pode se repetir por dias ou semanas, mesmo quando o incêndio é controlado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os produtos de todas as empresas do setor, 100 bicicletas elétricas pegaram fogo somente em Nova York, e inclusive, 13 pessoas morreram por conta deles. Já em Londres, na Inglaterra, foram notificados mais de 200 incêndios e 1 morte no ano passado. Isso gerou revolta em seus clientes e queda nas vendas, não resistindo a toda a situação, a empresa decretou falência.