como assim?
Incêndio, equipamentos destruídos e gravações interrompidas: O triste fim de emissora de TV ao viver caos
24/10/2023 às 11h20
Tente não se impactar ao saber detalhes sobre o fim de uma grande emissora de TV, após viver verdadeiro caos
No Brasil, como todos sabem, podemos contar com inúmeras emissoras de TV que fazem a alegria de milhões de telespectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o que muita gente nem imagina, é que uma empresa de grande sucesso, acabou tendo o seu fim decretado após viver um verdadeiro caos, com direito a incêndio, equipamentos destruídos e gravações interrompidas.
Bom, sem mais delongas, estamos falando da famosa Rede Tupi. As informações estão disponíveis na Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a Tupi?
Bom, como todos sabem, a Rede Tupi foi uma rede de televisão aberta brasileira. Sua matriz e geradora, a TV Tupi de São Paulo, foi inaugurada em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista Assis Chateaubriand.
A saber, a empresa foi a primeira emissora de TV a operar no país. A Tupi pertencia aos Diários Associados, que na época, detendo vários jornais e rádios, era um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil. Outros canais viriam a ser inaugurados pelo grupo em algumas localidades do país, formando futuramente uma das primeiras redes nacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, contudo, o fim da Tupi não foi nada agradável. De acordo com as informações divulgadas, a Tupi passou a viver um verdadeiro caos com direito a constantes atrasos dos salários.
Dessa forma, em meio a situação, as perspectivas de pagamento dos atrasados eram cada vez mais remotas e as explicações dadas aos funcionários, cada vez mais inconsistentes.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus aos R$ 600: Bloqueio do Bolsa Família é confirmado a milhares que não fizerem isso até dia (30/12)
● Salário mínimo 2025, vitória do INSS e ISENÇÃO aos idosos 60+: 3 viradas na última semana de 2024
● Adeus R$ 600: Bolsa Família confirma 5 alertas que fazem o pagamento disparar em janeiro
Além disso, simplesmente um incêndio no prédio da emissora em São Paulo, em outubro de 1978, tirou a Tupi do ar por alguns minutos e destruiu os novos equipamentos adquiridos pela emissora no mesmo ano, e que nem chegaram a entrar em funcionamento.
E não para por aí, ainda no mesmo ano, a empresa iniciou a construção de sua nova antena transmissora, que seria a maior torre de TV da América do Sul (essa torre seria concluída pelo SBT alguns anos depois).
Em meio a crise, foram interrompidas as novelas “Drácula, Uma História de Amor”, que só teve 4 capítulos exibidos, e “Como salvar meu casamento”, a 20 episódios de seu desfecho.
No dia 16 de julho, a Tupi teve 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas (termo jurídico que significa “não-renovável”) pelo Governo Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia seguinte; ainda no dia 17, os funcionários da Tupi do Rio iniciaram uma vigília que durou 18 horas, comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro, com o objetivo de impedir que o canal fosse fechado.
Para quem não sabe, aTV Tupi São Paulo foi extinta exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inauguração. Em 18 de julho, quatro funcionários do Departamento Nacional de Telecomunicações chegaram ao Morro do Sumaré e se dirigiram à central de transmissão da TV Tupi Rio de Janeiro, a última da rede a permanecer no ar, para lacrar os transmissores.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: