Confira os multi benefícios da beterraba para a sua saúde: de perda de peso até redução do açúcar no sangue
É verdade que a beterraba é um dos vegetais mais coloridos, sendo sinônimo de saúde e vitalidade, tanto pela sua cor, que transmite a potencia desse alimento, como pela consistência e sabor, que favorece a elaboração de pratos doces e salgados.
O que muita gente não sabe é que a beterraba pode ser uma aliada e tanto no processo de perda de peso, emagrecimento, controle da pressão arterial e glicemia, para o bom funcionamento do intestino e até mesmo para manter as funções cerebrais saudáveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para entender melhor como a beterraba age em nosso organismo, confira agora mesmo uma breve explicação de como usá-la no dia-a-dia, aproveitando-a ao máximo em todos os seus benefícios.
Controle da pressão arterial
A beterraba contém nitrato em sua composição, o que auxilia no controle da pressão arterial, ainda mais em pessoas que convivem com a hipertensão, auxiliando na oxigenação dos tecidos e portanto, protegendo a nossa saúde cardiovascular.
Condicionamento físico
O vegetal também ajuda no bom condicionamento físico para aqueles que praticam algum tipo de atividade física, isso por que o nitrato também auxilia no processo mitocondrial, o que permite que o individuo consiga se exercitar de forma mais leve, potencializando a recuperação muscular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saúde digestiva
As fibras da beterraba também desempenham um excelente papel na saúde digestiva, principalmente no intestino, favorecendo o transito intestinal e promovendo a boa saúde desse órgão, um dos maiores do nosso corpo.
Função cerebral
O alimento, famoso por sua cor rosa marcante também tem um papel essencial no fluxo sanguíneo e consequentemente na função cerebral, auxiliando na oxigenação dos tecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Promoção da saciedade
O alimento também ajuda na saciedade, o que trás consequentemente a perda de peso, já que quem come passa a comer menos alimentos do que o habitual, promovendo a redução do peso e medidas circunferenciais, como da cintura e do culote.
Beterraba – Foto: ReproduçãoRedução da glicemia
A beterraba também ajuda na redução da glicemia, ou seja, do açúcar no sangue, já que suas antocianinas, um importante antioxidante, já provou que melhora os níveis de açúcar em nosso organismo, contribuindo para prevenção e tratamento do diabetes mellitus.
Quem deve evitar o consumo da beterraba?
Pessoas com problemas renais devem evitar o consumo exagerado da beterraba, pois o oxalato presente nesse alimento pode prejudicar a saúde deste órgão, quando consumido em excesso.