DEVASTADOR

Câncer fatal, infarto ao vivo e acidente: A morte dolorosa de âncoras do Jornal Hoje, Jornal Nacional e +2

22/06/2024 às 16h53

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Jornalismo brasileiro passou por grandes perdas (Foto: Internet)

País em luto: Jornalismo brasileiro viveu duras perdas

A responsabilidade de compartilhar notícias com milhões de telespectadores diariamente faz com que muitos jornalistas se tornem figuras queridas e familiares, conquistando o carinho do público de maneira única.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Esse vínculo é tão forte que suas perdas são sentidas profundamente em todo o país, marcando a memória de muitos brasileiros, deixando uma marca de luto e saudade.

Infelizmente, a história da televisão brasileira tem testemunhado algumas perdas dolorosas ao longo de sua história, envolvendo âncoras do Jornal Hoje, Jornal Nacional e outros programas importantes.

Bancada do Jornal Nacional (Foto: Reprodução - Globo)
Bancada do Jornal Nacional (Foto: Reprodução – Globo)

Infarto ao Vivo

Dentre uma das perdas mais marcantes da história do jornalismo brasileiro, está a perda do percursor dos talk-shows no país, que faleceu após sofrer um infarto ao vivo.

No dia 13 de agosto de 1965, o Brasil perdeu um de seus mais brilhantes talentos da telinha, Gláucio Gil, durante uma edição de seu programa “Show da Noite”, na Globo.

Veja também

Gláucio Gil, Globo
Gláucio Gil foi percursor dos talk-shows no Brasil, trazendo um formato da TV americana (Foto: Memória Globo)

O apresentador sofreu um infarto ao vivo, aos 33 anos. Às 22h30, Gláucio iniciou o programa com seu característico carisma, mas apenas 10 minutos depois, começou a apresentar sinais de mal-estar.

O país assistiu, impotente, os momentos que antecederam a tragédia. Logo após apresentar os primeiros sintomas, o âncora foi levado para os bastidores para receber os primeiros socorros, mas não resistiu.

A fatalidade interrompeu o programa, que estreara junto com a própria Globo, deixando uma marca indelével na história da televisão brasileira.

Luta contra o câncer

Berto Filho, Jornal Nacional
O jornalista Berto Filho (Foto: Divulgação / TV Globo)

Outra perda significativa foi a de Berto Filho, importante jornalista da Globo, que comandou o Jornal Nacional, o Fantástico e o Jornal Hoje.

Berto faleceu aos 75 anos, em 12 de março de 2016, após complicações de um câncer na garganta e no cérebro.

Em estado terminal, seu filho comunicou que o pai faleceu enquanto dormia, dois meses após perder a esposa para o câncer.

Na trajetória de luta contra a doença, os familiares de Berto chegaram a celebrar uma recente melhora, ainda no inicio de 2015.

No mesmo dia que teve alta, porém, a mulher do jornalista foi internada, também com câncer. “Acho que isso também mexeu muito com ele. Esse ano que passou foi como uma sobrevida”, disse Henry Lelot, filho do âncora do Jornal Hoje.

Acidente fatal leva jovem jornalista

Jornalista Leilane Lustosa Macedo de Oliveira (Reprodução/Internet)
Jornalista Leilane Lustosa Macedo de Oliveira (Reprodução/Internet)

Outra perda que assolou o país aconteceu no início de 2024. Leilane Lustosa Macedo de Oliveira, ex- apresentadora da TV Anhanguera do Tocantins, afiliada da TV Globo, faleceu após um trágico acidente.

O carro estava na BR-153, em São Luiz do Norte, Goiás, quando se envolveu em um acidente com dois carros e um caminhão. Duas amigas, Hosana e Luana, também estavam no carro da âncora e não resistiram.

A perda, que levou a jovem jornalista no auge da sua carreira, foi dolorosamente sentida por familiares, amigos, colegas de profissão e fãs de Leilane, que deixaram inúmeras homenagens à profissional.

Infarto fulminante leva um dos mais renomados jornalistas do país

Paulo Henrique Amorim, Record
Paulo Henrique Amorim morreu em 2019, vítima de um infarto (Foto: Reprodução / Record)

Paulo Henrique dos Santos Amorim é, sem sombra de dúvidas, um dos mais renomado jornalistas da televisão, além de escritor, apresentador e colunista político.

Famoso por suas apresentações no Jornal Nacional, ele faleceu em 10 de julho de 2019, vítima de um infarto fulminante aos 76 anos.

Dono de uma voz inconfundível, sua morte deixou um vazio significativo no jornalismo brasileiro e um legado de profissionalismo e compromisso com a verdade.

Onde assistir o Jornal Nacional?

O Jornal Nacional, atualmente apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, vai ao ar às 20h30, na Globo.

Além de ser transmitido na TV aberta, o público pode assistir a trechos e edições completas pelo Globoplay, a plataforma de vídeos da emissora.

🚨 Globo junta Ana e Eliana + Bonner vive terror no JN + Demissão de estrela do SBT é desmascarada na Record   

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.